quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Gerador de bobagens aleatórias (100)

   Inacreditável: a Philip Morris fez certa vez um anúncio dizendo que a tosse de fumante acontecia porque as pessoas não fumavam cigarros da Philip Morris.

   Quem explica esta? Oito de cada dez pessoas mortas por raios são homens.

   Em 1386, na França, um porco foi julgado e executado por enforcamento pela morte de uma criança. Ele teve direito a defesa e foi vestido com roupas humanas para o julgamento.


Vertigens, vertigens

E tem esta louca, a fotógrafa sul-coreana Ahn Jun, que não tem medo das alturas e gosta de incomodar a gente fazendo fotos - quase todas autorretratos - que dão vertigens e medo.
Veja só:

Ahn Jun self-portraits: A self portrait of Ahn Jun
Sobre o trânsito de Seul

Ahn Jun self-portraits: A vertical shot taken by artist Jun Ahn
Seul novamente

Ahn Jun self-portraits: A self portrait of Jun Ahn Dangling over the edge
Agora Nova Iorque

Ahn Jun self-portraits: A self portrait of Jun Ahn dangling from a skyscraper
A própria, exibindo seu destemor

Ahn Jun self-portraits: A self portrait of Jun Ahn on a skyscraper
E de novo se exibindo.



Hackers chineses invadem New York Times

Durante os últimos quatro meses hackers chineses forçaram as defesas do sistema de internet do jornal The New York Times. Acabaram conseguindo penetrar e, entre outras coias, roubaram as senhas de todos os funcionários da empresa.
Finalmente os especialistas em segurança eletrônica do NYT conseguiram afastá-los e mantê-los fora do sistema.

É aquela história: não existe site seguro contra um ataque de hacker bem feito, e o NYT era considerado como tendo um dos melhores sistemas de segurança. Mas os chineses foram espertos, entraram primeiro em sites de universidades norte-americanas e os usaram para seus acessos, levantando menos suspeitas.



Mas tem a história por trás da história: os ataques aconteceram ao mesmo tempo que o NYT fazia reportagens revelando que os parentes do então presidente chinês, Hu Jintao, haviam acumulado fortunas de bilhões de dólares.
As contas de e-mail dos repórteres envolvidos na investigação foram as mais acessadas pelos hackers.
O governo da China, evidentemente, nega indignado qualquer sugestão de que tenha algo a ver com a coisa.

Um país com 217 dólares



Se você acha que está mal de dinheiro, pode consolar-se com a situação do Zimbabwe.
O ministro das finanças da nação africana declarou nesta semana que, após pagar os salários do funcionalismo, o tesouro nacional ficou com a quantia de 217 dólares.
Segundo os ministros, os funcionários que embolsaram seus proventos ficaram com mais recursos do que o país.
A situação financeira do Zimbabwe é dramática há anos, e agora parece ter encontrado o fundo do poço.
Desde sua independência o país já teve 89,700,000,000,000,000,000,000% de inflação.
A cédula de 100 trilhões de dólares da imagem acima não serve para comprar um pão.
É bem possível que - desmentindo a imagem da cédula - não sobre lá pedra sobre pedra.

A igreja que virou jardim

Mais de dois mil prédios históricos foram destruídos durante a segunda guerra mundial.
Alguns foram restaurados, outros, que não tinham conserto, foram demolidos e deram lugar a novas construções.
Uma cidade inteira, Oradour-sur-Glane, na França, onde as tropas da SS massacraram 642 civis em represália a ações da Resistência, em 1944, foi deixada exatamente como ficou:

Oradour sur Glane 6 Ghost Towns and Abandoned Cities of Europe

E em Londres, que também teve muitos prédios históricos atingidos, decidiram dar um destino diferente a um deles.
A Igreja de St. Dunstan-in-the-East, construída em em 1100, abalada por incêndio em 1666, reconstruída em 1837, foi avariada para além das possibilidades de restauração por bombas alemãs.
A prefeitura não sabia o que fazer com ela, que ficou abandonada até 1967.
Aí veio a ideia salvadora: transformá-la num jardim público.
Plantaram árvores e um gramado, colocaram uma fonte e uns bancos e pronto: a velha igreja passou a ser um dos lugares públicos mais legais em uma cidade cheia de belos parques.
Aberta ao público em 1971, ela agora está assim, uma igreja realmente útil:

st dunstan in the east garden 3 St Dunstan in the East: Bombed Out Church Re imagined as Peaceful Urban Garden

st dunstan in the east St Dunstan in the East: Bombed Out Church Re imagined as Peaceful Urban Garden

st dunstan in the east garden St Dunstan in the East: Bombed Out Church Re imagined as Peaceful Urban Garden

Os Beatles há 50 anos

Nesta semana (de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013) faz 50 anos que os Beatles iniciaram sua primeira turnê pela Grã Bretanha.
Eles eram os astros, as menininhas desmaiavam quando eles tocavam?
Nada disso. Recém chegados das apresentações em Hamburgo, eles eram os menos conhecidos e os mais insignificantes entre seis bandas que se apresentavam juntas. A grande atração era uma cantora chamada Helen Shapiro, que tinha 16 anos  e estava no mercado desde os 14. E ela usava os Beatles para lhe darem uma força enquanto cantava, como neste vídeo em que o Paul, segregado, fica de fora:


Os Beatles disseram depois que gostavam bastante da Helen, mas não de sua música.
O interessante é que, durante a excursão, de forma bem inesperada, a sua gravação de Please Please Me estourou nas paradas de sucesso e de repente os rapazes ficavam famosos.
Deu ciumeira no grupo de bandas, o ambiente ficou estranho, mas a excursão foi até o final do contrato. Aliás, o promotor da tourné admitiu que só tinha incluído os Beatles por insistência do Brian Epstein, que ofereceu a banda bem baratinho.
E a Helen? Cantou suas musiquinhas, fez algum sucesso, vendeu seus discos. Naquele mesmo ano de 1963 chegou a ser eleita a cantora número 1 da Grã Bretanha. Mas a carreira foi curtíssima, ela desapareceu das paradas de sucesso ainda antes de ficar adulta.

Bactérias espaciais

O ar onde voam os aviões de carreira: cheio de bactérias
O ambiente a 10 mil metros de altitude é muito hostil. Temperaturas ao redor dos -20ºC, ar tão rarefeito que é irrespirável, raios UV em profusão.
Então á razoável imaginar que não haja qualquer tipo de vida nesta altitude.
Mas não é verdade.
O químico atmosférico Athanasios Nenes apostou que as bactérias poderiam viver nessa altitude e foi coletar ar, sobre terra e mar. E tinha razão: ele achou mais de 100 espécies diferentes, com micro-organismos vivos e satisfeitos flutuando pelo espaço.



Algumas espécies eram marítimas, outras de águas de rios e lagos. Elas sobem com a evaporação e ficam lá. "Parece que elas se alimentam e metabolizam a 10 mil metros de altura", diz Nenes.
A descoberta chega a ser surpreendente. E, embora não seja este o objetivo da equipe chefiada por Nenes, deixa a gente pensando: depois disso, como não imaginar que deve existir muita vida espalhada pelo Universo?

Auroras e poentes

É difícil ser astronauta na ISS. As condições não são confortáveis, o espaço é minúsculo, atividades simples lá podem ser bem complexas.
Mas a cada 24 horas eles vêem 16 nasceres e pores do sol, e este espetáculo deslumbrante deve compensar todas as agruras.
Neste vídeo acelerado feito pela tripulação da ISS no último dia 3 de janeiro, duas órbitas e meia, auroras e poentes. Uma beleza:



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gerador de bobagens aleatórias (99)

    Todas as 50 maiores montanhas do mundo estão na Ásia.

    Os coalas nunca bebem. Todo o líquido de que necessitam vem das folhas que eles comem.

    Os juízes da China, no século 15, usavam lentes escurecidas sobre o rosto para esconder suas expressões faciais dos acusados.

Os trens do Japão

Fiquei extremamente surpreso ao descobrir que das 51 estações de trem com maior movimento na Terra apenas seis não ficam no Japão.
As estações japonesas são extremamente movimentadas, algumas chegam a ser caóticas. E, neste cenário, é lógico que as cinco mais movimentadas fiquem lá.
Veja quais são:

 5 - Yokohama Station - 760.000.000 de pessoas por ano
5-yokohama

A estação é o centro de um enorme complexo comercial, espalhado tanto horizontal quanto verticalmente, onde estão todas as principais lojas japonesas e marcas mundiais.

4 -  Umeda Station (Osaka)- 820.000.000 de pessoas/ano
4-umeda

Usuários dizem que é um pesadelo, numa espiral que circula todo o prédio e onde as pessoas correm e se chocam. Ninguém parece saber onde está indo, mas todos pegam seus trens.

3 - Ikebukuro Station (Tóquio) - 910.000.000 de pessoas/ano


No centro de Tóquio, é o núcleo de um conglomerado de atrações de vão de cachorros quentes gourmet a pinguins em tobogãs aquáticos.

2 - Shibuya Station (Tóquio) –  1.090.000.000 de pessoas por ano
2-shibuya

Também no centro de Tóquio, decorada com obras de artes e um ambiente legal onde, dizem, é fácil distinguir uma pessoa com pânico de multidões no meio de hordas de passantes.

1 - Shinjuku Station (Tóquio) - 1.260.000.000 de passageiros/ano
1-shinjuku

Todas as três principais estações de Tóquio ficam muito próximas uma das outras e esta é a maior, gigantesca e complexa. Ela assusta os novatos. O número total de passageiros que passa por elas a cada ano ultrapassa, fácil, a casa dos 3 bilhões.



Piscininha flutuante

Vamos admitir: nadar ali no lago é uma coisa tão plebeia, tão classe média. Qualquer um pode fazer isso.
Agora, os que têm classe não deixarão de aproveitar o lago de uma maneira mais confortável, luxuosa e exclusiva. Veja só na foto a grande idiotice que inventaram:



Isso mesmo, uma piscina dentro de um barco. E mais, com água aquecida. A coisa foi projetada para acomodar seis pessoas e usa um motor elétrico.
Seis marmanjos numa piscininha infantil, menor que várias daquelas de plástico para quintal.
É tão ridículo que até os caras  contratados para a foto publicitária não conseguem evitar de exibir suas melhores caras de idiota.
A piscininha flutuante custa 85 mil reais.

Um saque a 263 km/h


O tenista australiano Sam Groth bateu recentemente o recorde de velocidade para um saque de tênis: 263 quilômetros por hora durante o Busan Open Challenger, na Coréia do Sul. Groth, 24, é apenas o 340º no ranking da ATP e inclusive perdeu a partida em que quebrou o recorde.  A ATP - Associação dos Tenistas Profissionais - não homologa recordes como esse porque os ajustes dos radares que medem a velocidade variam. Mas o de Busan funcionava perfeitamente, admite a entidade.



Antes de Groth o recordista era o croata Ivo Karlovic, que também não está no topo dos rankings e já sacou a 251  km/h.
O tênis é um esporte muito rápido. O saque dos tenistas é muito mais rápido que uma tacada de hóquei, que tem velocidade máxima de 172 km/h ou o arremesso do baseball, que chega a 162 km/h. Mesmo as mulheres sacam bem mais rápido do que isso.
O motivo é simples: com a raquete erguida sobre a cabeça o tenista consegue uma alavanca muito grande. Mais ainda se ele for alto. E ainda mais se atingir a bola no ponto mais alto de sua trajetória e com a cabeça - não o centro - da raquete.
Mas sacar com muita velocidade não é tudo, e a carreira modesta de Sam Groth prova isso.

Ondas eternas para o surf


O Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf, está há anos trabalhando num projeto que pode ser espetacular: uma piscina circular com ondas permanentes e do tamanho preferido pelos usuários.



As ondas se formam, a partir de um complexo sistema mecânico e hidráulico, nas margens da piscina de 18 milhões de litros de água e aí quebram porque o piso imita o fundo do mar. A piscina pode ser construída em parques temáticos e resorts, e também com dimensões compatíveis com cada lugar.
Slater está em negociações com a Austrália para fazer a primeira lá.
O sistema permite a criação de ondas entre 90 centímetros e 2,5 metros. A água sai de uma parte oculta para o público e é empurrada, com a velocidade desejada, para dentro da piscina visível.
Ondas perenes e controladas; o que pode ser melhor?





Antigua x EUA? Antigua!

A Organização Mundial do Comércio - OMC - certamente enfrenta pendengas estranhas.
Mas esta aqui é campeã: Antigua x Estados Unidos, com vitória de Antigua por nocaute.
Antigua é uma minúscula ilha e nação no Caribe (veja as fotos), que já há alguns anos especializou-se no setor de jogos online. Lá estavam sediadas as grandes empresas que promovem jogatinas - especialmente pôquer - pela internet.
Mas os Estados Unidos fizeram leis proibindo jogos online. Aí Antigua apelou para a justiça e para a OMC: os EUA estariam praticando protecionismo, fechando seu mercado para produtos de terceiros e assim descumprindo os tratados de livre comércio que assinou e ratificou junto à OMC.

  

A coisa se arrastou durante anos até que agora veio a decisão definitiva: sim, diz a OMC, os EUA descumpriram suas obrigações e os tratados assinados.
E, como compensação pelos prejuízos passados, Antigua foi autorizada a criar uma espécie de mercado pirata legalizado, onde produtos norte-americanos podem ser vendidos sem permissões ou pagamento de royalties.
O ministro das Finanças de Antigua, Harold Lovell comemorou o resultado: "Os agressivos esforços dos EUA para fechar a indústria do jogo em Antigua resultaram na perda de milhares de empregos, além do arresto pelos americanos de bilhões de dólares dos jogadores em instituições financeiras por todo o mundo. Agora fez-se justiça. Se outra nação fizesse a mesma coisa contra os Estados Unidos, nós apoiaríamos os americanos."
O governo de Antigua anunciou que deverá abrir um site para a venda ao mundo todo de softwares, músicas e filmes norte-americanos. Tudo sem royalties e baratinho...


Quando as top models caem

Elas caem, vivem caindo.
Coitadinhas.
Dizem que é por causa dos sapatos de saltos ridiculamente altos. Pode ser.
E o jeito que elas são forçadas a caminhar, trançando as pernas,  também não é fácil.
Mas eu também acho que elas são tão magras que não conseguem se manter de pé.
Podem cair de fraqueza, vítimas de anorexia.
E também podem ser derrubadas por qualquer pé de vento.
Mas caem, e continuarão caindo.

A model is helped by a spectator after she fell while presenting a creation by Georgian designer Irakli Nasidze during Georgian Fashion Week in Tbilisi, Georgia, March 26, 2010. REUTERS-David Mdzinarishvili

A model falls during Prada's Spring-Summer 2009 women's collection at Milan Fashion Week, September 23, 2008. REUTERS-Stefano Rellandini

Spanish model Laura Sanchez kneels on the floor after stumbling during a Vitorio & Luccino fashion show in Madrid, September 6, 2000. REUTERS-Andrea Comas

A model for designer Oscar de la Renta takes a tumble onto the runway during the presentation of the Oscar de la Renta Fall-Winter 2004 Collection in New York, February 9, 2004. REUTERS-Mike Segar

A model slips on her gown and falls to the catwalk at the end of Italian designer Donatella Versace's Autumn-Winter 2002-2003 Haute Couture collection in Paris, July 8, 2002. REUTERS-John Schults

A model falls while presenting a creation by fashion designer Miguel Vieira as part of his Autumn-winter 2012 fashion collection during Lisbon Fashion Week, March 13, 2011. REUTERS-Rafael Marchante

A model falls as she presents a creation from Peter Som Spring-Summer 2009 collection at New York Fashion Week, September 8, 2008. REUTERS-Joshua Lott

A model falls while presenting a creation for the Seventh Hosa Cup China Swimwear Design Contest during China Fashion Week in Beijing, March 28, 2011. REUTERS-Jason Lee

A model falls during the Zac Posen 2008-2009 fall collection show during New York Fashion Week, February 7, 2008. REUTERS-Marko Georgiev

A model falls down during the fashion show trademark Forum, summer collection during the Sao Paulo Fashion Week in Sao Paulo, July 14, 2006. REUTERS-Caetano Barreira

A model falls as she presents a creation from designer Miguel Palacio's Fall-Winter 2012 collection during the Mercedes-Benz Fashion Week in Madrid, February 2, 2012. REUTERS-Juan Medina

A model nearly falls as she presents a creation by Chinese designer Qi Gang during a fashion show at China Fashion Week for Spring-Summer 2012 in Beijing, October 27, 2011. REUTERS-Jason Lee


O mais rápido dos carros de série



Estes caras e este carro aí de cima conquistaram um título respeitável: eles são os novos recordistas de velocidade - especialmente aceleração - para automóveis de série e homologados para uso em estradas.
Numa pista de 2.600 metros de um aeroporto de Houston, o carro acelerou de 0 a 300 km/h em 13,63 segundos, destruindo o recorde anterior de 17,68 segundos que pertencia a um Koenigsegg Agera R. Para comparação, o espetacular Bugatti Veyron Super Sport fez a mesma prova em 22,20 segundos.
O teste foi acompanhado pelo Guinness de Recordes e devidamente homologado.
O interessante é que o novo recordista é um Frankestein e quase um carro de fundo de quintal.
O chassis e carroceria são de um Lotus Exige e o motor foi substituído por um de Corvette que ganhou dois turbocompressores e oferece a enormidade de 1.244 HPs.
Ele se chama Henessey Venom GT e somente 29 deles serão produzidos.
Se você estiver interessado num, deve preencher um cheque no valor de 2,4 milhões de reais.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gerador de bobagens aleatórias (98)

    Uma nação inventada que está ficando famosa é Sealand, que ocupa uma velha plataforma de petróleo na costa da Inglaterra. Eles têm moeda, selos e passaportes, mas ainda não conseguiram independência ou reconhecimento internacional. Na foto, o país e sua população.

    Tradicionalmente os pais não podiam assistir os partos de seus filhos. Foi só em 1965 que um médico abriu uma exceção, a coisa se espalhou e acabou virando moda e algo normal.

    Todo mundo sabe que Yesterday é uma das músicas mais executadas de todos os tempos, com mais de 3.000 versões já gravadas. O que poucos sabem é que o título original que os Beatles queriam usar era Scrambled Eggs (Ovos Mexidos).


Homem de sapato alto? Isto já foi comum

Confesso que tenho pena das mulheres equilibrando-se em seus saltos altos. São desconfortáveis e parecem não terem sido feitos para caminhar sobre eles. Péssimos em pisos molhados, grama, paralelepípedos, areia, calçadas esburacadas. Ficam presos em buracos, são péssimos para dirigir. E por aí vai.
Mas homens também os usaram, durante muitos séculos.
No Oriente próximo, era indispensáveis para quem quisesse cavalgar bem. A Pérsia tinha a maior cavalaria do mundo e todos os soldados usavam sapatos como estes da foto abaixo, do século 17 e com sementes de mostarda prensadas na sola para aumentar a tração. O salto, é claro, tornava mais fácil manter os pés no estribo.

Copyright © 2013 Bata Shoe Museum, Toronto, Canada

Em 1599 a Pérsia mandou sua primeira missão diplomática à Europa e os sapatos altos dos diplomatas caíram no gosto dos ricos europeus. A coisa virou moda, apesar das ruas barrentas das cidades de então.
Um grande fã dos sapatos altos foi Luiz XIV, rei de França. Ele disfarçava seu 1m63cm de altura com saltos de até 10 centímetros em sapatos luxuosos e que às vezes eram pintados à mão com cenas de batalha. Veja o rei fazendo pose de cara alto e sexy neste retrato de 1701:

Louis XIV painted in 1701 by Hyacinthe Rigaud (Getty Images)

O rei Charles II, da Inglaterra, tinha 1m85cm mas ainda assim o retrato pintado em sua posse, em 1650, o mostra com sapatos de alto alto.
Em 1675 Luiz XIV, apaixonado por saltos vermelhos, baixou lei determinando que apenas os membros de sua corte poderiam ter saltos vermelhos em seus sapatos.
E exatamente porque os homens os usavam as mulheres também entraram na onda dos saltos altos. E por motivos estranhos: elas achavam que os saltos davam uma aparência máscula, e a moda para elas era ter um visual mais masculino.
Ou seja: mais um suplício para as mulheres inventado pelos homens...
A coisa ficou assim entre os ricos, com sapatos unissex e de salto, até o final do século XVII. Aí os homens passaram para modelos mais robustos e as mulheres para sapatinhos mais elaborados e de saltos cheios de curvas.
E aí, por volta de 1730, chegou a hora da chamada Grande Renúncia Masculina: eles largaram das jóias, dos cabelos elaborados, das roupas pomposas e cheias de cor. E dos saltos altos: a partir de 1740 eles foram privilégio feminino.
Mas por volta de 1790, por causa da revolução francesa, as mulheres abandonaram de vez os saltos. E eles só voltaram com força a partir da segunda metade do século 19.
Mas não podemos esquecer que ainda hoje alguns homens usam saltos, como estes num desfile de orgulho gay na Espanha:

Two men wearing modern high heels