sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aeroportos abandonados

Mesmo os melhores aeroportos podem ser abandonados por circunstâncias variadas - de guerras a falta de passageiros.
Veja alguns:

Yasser Arafat, Gaza

Yasser-Arafat-International-Airport-Abandoned

Yasser-Arafat-International-Airport-Abandoned-2
Inaugurado em 1998, bombardeado e destruído por Israel em 2001.

Aeroporto de Sheffield

Sheffield-City-Airport-abandoned

Sheffield-City-Airport-abandoned-2
Inaugurado em 1997, tinha um péssimo projeto, com uma pista curta demais. Aí durou pouco: o último voo partiu em 2002.

Nicósia, Chipre

nicosia-international-airport-abandoned-2

nicosia-international-airport-abandoned
Foi fechado durante a invasão dos turcos no Chipre em 1974. Colocado sob guarda das Nações Unidas, ficou como estava.

Stapleton International, Denver

stapleton-international-airport-abandoned

stapleton-international-airport-abandoned-2
Inaugurado em 1929, funcionou até 1995 quando foi substituído por um novo. Ficou acanhado demais.

Ciudad Real, Espanha

Ciudad-Real-Central-Airport-Spain-abandoned

Ciudad-Real-Central-Airport-Spain-abandoned-2
Moderníssimo, inaugurado em 2009, teve voos apenas até dezembro de 2011. Simples caso de fracasso comercial causado pela recessão espanhola. Está à venda, quase dado: 80 milhões de euros.

Montreal-Mirabel, Canadá

montreal-mirabel-international-airport-abandoned

montreal-mirabel-international-airport-abandoned-2
Inaugurado com pompa e circunstância em 1975 para atender 50 milhões de passageiros/ano, sempre teve dificuldades por ser muito longe - 60 quilômetros da cidade. Passageiros e companhias aéreas preferiam o aeroporto velho e central, e quando o governo decidiu que todos os vôos internacionais deveriam passar por Mirabel as empresas simplesmente retiraram Montreal de suas rotas. Um fracasso total, fechou em 2004.

Kai-Tak, Hong Kong

Kai-Tak-abandoned-international-airport

Kai-Tak-abandoned-international-airport-2
Terror dos passageiros por causa das curvas fechadas e perigosas necessárias para o pouso, Kai-Tak operou de 1925 a 1998, quando foi substituído pelo novo e ótimo aeroporto de Hong Kong. Aos poucos sua área começa a ser ocupada para outros usos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário