domingo, 7 de outubro de 2012

Rússia, o paraíso das farmacêuticas


A Rússia é o país que todas as empresas farmacêuticas do mundo sonhavam ter.
Tanto por causa de legislação quanto por enormes deficiências no serviço de saúde pública, há um número muito grande de cidadãos se voluntariando para testes clínicos de novos medicamentos.
As pessoas vão porque é uma rara chance de ter contato com remédios modernos e também porque, em  muitos casos, são submetidas previamente a uma série de exames que não estariam ao seu alcance de outra forma.
E mais: as pessoas não se queixam e convivem sem problemas com efeitos colaterais por vezes desagradáveis. Galina Malina, uma voluntária, vomitou muito depois de praticamente todas as doses de um novo remédio para emagrecer. Ela recebeu injeções no estômago diariamente e achava tudo ótimo: "Não tem problema, a agulha é fininha. E perdi nove quilos em um ano."



O governo russo acha tudo ótimo, porque estes testes trazem dinheiro para o país e investimentos em alta tecnologia. Tanto que em 2010 saiu uma lei obrigando testes clínicos no próprio país para cada novo medicamento lançado na Rússia. Isto fez com que os testes autorizados passassem de 201 no primeiro semestre de 2011 para 448 no mesmo período de 2012.
Os benefícios para a saúde pública são grandes, já que a nação recebe milhões de dólares em trabalhos de diagnóstico e cuidados médicos que não aconteceriam de outra forma. Mais: boa parte dos testes é de baixo risco, na criação de genéricos que substituem medicamentos de marca.
A ideia é interessante, mas os russos não ficarão com o monopólio do mercado de testes: China, Singapura e Coreia do Sul trabalham em legislações semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário