terça-feira, 16 de julho de 2013

Escadarias de respeito

Algumas escadas pelo mundo que demandam juventude e fôlego dos que vão subi-las:


Escadaria da Bueren Mountain - que não é uma montanha, apesar do nome - em Liege, Bélgica. Obra de fins militares do século 15. Sólidos 374 degraus.


Degraus Sobre o Mar, na ilha de Gaztelugatxe, País Basco, Espanha. Uma ponte liga a ilhota ao continente e o caminho é longo, mas os degraus nem são tantos assim: 227.


Escada espiral nas Montanhas Taihang, China. Atração turística, 91 metros de subida vertical. Antes de subir o cidadão deve assinar uma declaração dizendo que tem menos de 60 anos e nenhum problema cardíaco ou pulmonar. Não achei em lugar nenhum o número de degraus, mas não podem ser menos de 455.


Awaji Hyakudanen, Japão. O principal aí não são as escadas, mas os 100 terraços de pequenos jardins, todos em níveis diferentes. As escadas são só para que se possa ver tudo.


A Escadaria do Canion no Pailon del Diablo, uma cachoeira no Equador. A queda d'água é uma das maiores atrações do país e a íngreme escadaria, com mirantes, é seu principal acesso.


O Chand Baori é um poço construído no século 8 para conservar água numa região muito árida da Índia. As escadas, com 30 metros de altura, são todas de pedra e muito especiais pelas várias possibilidades de caminho que oferecem. A temperatura no nível do poço é 6ºC mais baixa que no alto.


As escadarias Potemkin, famosíssimas por causa do cinema, portão de entrada da cidade de Odessa, hoje Ucrânia.


Esta é bem interessante: uma escadaria numa ponte, na Suíça. Os dois lados da ponte para pedestres estão em níveis bem diferentes.


Por fim, uma escadaria como arte. A escultura O tigre e o Dragão é um convite a um passeio em Duisburg, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário