terça-feira, 9 de julho de 2013

O ardil 22 da NSA

O Ardil 22 é famoso. Um livro de Joseph Heller lançado em 1961 que mostra como os pilotos tinham que enfrentar todas as missões durante a segunda guerra mundial por uma lógica absurda e perfeita. Se estavam com medo, não queriam voar e se declaravam doentes ou loucos é porque esta era a atitude correta, então estavam sãos e deveriam voar. Impecável.



Agora a famigerada NSA, que espione o mundo todo, usa um truque semelhante.
De acordo com a lei norte-americana de liberdade de informação órgãos governamentais devem fornecer, quando solicitadas, toda e qualquer informação pedida por um cidadão. A não ser - uma portinha de saída - em condições consideradas excepcionais.
A NSA - National Security Agency - transformou a exceção em regra.
Todos os pedidos são negados pelo mesmo motivo, como descobriu o veterano da Marinha Clayton Seymour quando pediu as informações que a agência tinha coletado sobre ele.
O pedido foi negado sob a alegação que todas as informações que a NSA coleta são secretas, e liberá-las seria revelar a maneira de obter as informações secretas, e por isso impossível. Se o objetivo da NSA é colecionar informações secretas, elas jamais podem ser reveladas.
O Joseph Heller deve estar rindo em sua cova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário