segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Comunicações rápidas sem tecnologia

Antes do telégrafo, do telefone ou da eletricidade as comunicações eram sempre lentas. Para informar um fato era necessário que um ser humano, a pé ou com tração animal, cobrisse a distância entre dois pontos.
Mas em 1792 Claude Chappe construiu uma série de torres entre Paris e Lille, com braços de madeira no topo que poderiam ser usados para transmitir mensagens até e torre seguinte, onde eram vistas e repassadas por operadores equipados com telescópios.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Télégraphe_Chappe_2.jpg

Em 9 minutos os sinais passavam por 15 estações, cobrindo 190 quilômetros. O sistema funcionou bem e foi eficaz até ser tornado obsoleto pela invenção do telégrafo. Ele é citado brevemente no livro o Conde de Monte cristo, onde um operador diz que só consegue dias de folga quando tem neblina.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erie-canal_1840_map.jpg

E os norte-americanos, em 26 de outubro de 1825, desenvolveram outro sistema para avisar, desde o lago Eire, até Nova Iorque, que o Canal Eire estava aberto e os barcos poderiam utilizá-lo desde o rio Hudson.
Eles colocaram canhões a distâncias que o tiro de um poderia ser ouvido do seguinte. O primeiro disparou no lago, quando o tiro foi ouvido o segundo disparou e assim sucessivamente até que o último tiro foi ouvido no Hudson 81 minutos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário