quarta-feira, 27 de março de 2013

Seis anos num cyber café

Os chineses estão preocupados com um problema novo: vício na internet.
E o maior exemplo desta patologia contemporânea é o de Li Meng, da cidade de Changchun: ele está há seis anos morando dentro de um cyber café, do qual só sai de vez em quando para comprar comida e tomar um banho.

china internet cafe turpan

Dorme lá mesmo, não desgruda os olhos da tela, sempre jogando on line. Um repórter do Beijing Times tentou muito se comunicar com ele e conseguiu arrancar algumas informações básicas: o Li Meng tem uma renda mensal de 322 dólares e paga 80 pela internet. O resto vai para comida, sanduíches comprados prontos.
O dono do cyber café já nem o nota, ele faz parte dos móveis e utensílios da casa, e quando não aguenta mais de sono simplesmente deita e dorme, para acordar e voltar a jogar.
O Li Meng não consegue imaginar outra forma de vida.
E não é o único: é praticamente impossível passear por qualquer cidade grande chinesa sem topar com muitos cafés especializados em jogos on line. E desde 2010 o governo mantém campos de repouso e cura para crianças viciadas em internet, que recentemetente foram acusados de usar violência para a cura do vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário