quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Estranhos animais híbridos

Existem muito mais animais híbridos do que a gente imagina.
A maior parte dessas espécies foi criada pelo homem, mas alguns aconteceram de forma espontânea e inesperada.
Veja alguns híbridos estranhos:

Beefalo
Este é o beefalo, cruzamento de gado com búfalo. Existe desde 1749, já foi uma espécie (fértil) muito criada, mas a popularidade decaiu. Mesmo assim, um bife de beefalo venceu nos dois últimos anos o concurso de melhor dos EUA,

Image via Flickr
O Dzo, cruza de iaque com gado. Como no caso das mulas, os machos são inférteis mas as fêmeas não.
Estão ficando populares nas encostas do Himalaia porque são mais fortes e resistentes que os iaques.

zubron
O zubron é uma espécie européia do beefalo, cruza de gado com o wisent, um búfalo europeu que já esteve à beira da extinção. Foi criado em 1980 pelo governo polonês, que acabou perdendo o interesse na espécie. Hoje só existe um rebanho, na Bielorússia.

cama
Esta coisa estranha é o cama, camelo com lhama. Criado no Dubai, por ordens do príncipe coroado, na esperança de que o animal tivesse a lã do lhama e o temperamento dócil do camelo. Não deu certo. Só possível através de inseminação artificial, os camelos pesam seis vezes mais que os lhamas.

yakalo
O yakalo, experiência de 1926 no Canadá, mistura de búfalo com iaque. Mereceu elogios mas a espécie não encontrou interessados em sua criação comercial.

Sheep goat
Esta é a Liza, uma cruza muito rara e improvável de bode com ovelha. As espécies são bem distintas, até o número de cromossomas é diferente. Mas um bode pulou a cerca na Alemanha para um encontro amoroso com uma ovelha e nasceu a Liza, um evento extremamente raro mas que pode ser duplicado em laboratório.

Cheasant
É muito mais fácil o surgimento de híbridos entre aves do que entre mamíferos, são muitas as espécies surpreendentes. O animal da foto é híbrido de galinha com faisão. Mas tentam há anos um cruzamento de galinha com peru, sem sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário