quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O fracking em imagens

O fracking é uma coisa muito controversa.
Esta técnica de injetar água enriquecida com produtos químicos - 600 deles são tóxicos - para fraturar rochas hidraulicamente e assim liberar gás está ajudando os Estados Unidos e diminuir suas necessidades de importação de petróleo, mas agride violentamente o ambiente.
Cada poço pode ser perfurado 18 vezes, sempre com 600 caminhões tanque da mistura, que fica a céu aberto para evaporar. Ela contribui para o aumento de chuvas ácidas e compromete a qualidade da água potável nas regiões onde os poços são perfurados.
Um grupo de 10 fotógrafos norte-americanos juntou esforços para documentar vários aspectos do fracking. Veja o resultado, mas não pense que este é um fenômeno exclusivo dos EUA: vários outros países o usam, e tem gente louca para começar a utilizar o sistema aqui no Brasil também.


Jodie Simons e Jason Lampere mostram que a água que sai de sua torneira pega fogo


Um poço na Pennsylvania. Este estado arrecadou mais de 400 milhões de dólares nos últimos quatro anos em licenças para fracking.


Bonito, não? Um poço da Chevron


Gás começou a aflorar no solo da fazenda de David Headley depois que parte de suas terras foi usada para fracking. O gás foi incendiado para fazer esta foto.


Carol Jean Moton enfrentou várias doenças depois que o fracking começou perto de sua casa em 2006.


Outro poço na Pennsylvania.


John  Fair está sempre lacrimejante depois que o fracking começou perto de sua casa. E o poço que abastece sua residência de água agora fornece um líquido marrom e mal cheiroso.


A chama de um flare ilumina a noite. Estas chamas servem para testar a qualidade dos poços e podem ser mantidas acesas por vários dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário