domingo, 19 de janeiro de 2014

Para escrever como Dickens

Quer escrever tão bem quanto Charles Dickens? Sua filha mais velha, Mary, escreveu em 1885 um livro sobre ele, com um trecho muito interessante sobre seu processo criativo e literário:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dickensdream.jpg

"Durante nossa vida em Tavistock House (1851-1860), tive uma doença grave e duradoura, com uma igualmente longa convalescência. Neste período, meu pai sempre sugeria que eu diariamente fosse levada a seu estúdio para ficar com ele, e embora eu tivesse medo de atrapalhar seu trabalho, o pai garantia que gostava de ter-me perto dele. Numa destas manhãs, eu estava deitada no sofá, aproveitando o fato de ficar perfeitamente quieta, e meu pai escrevia atarefada e rapidamente em sua escrivaninha, quando ele subitamente saltou da cadeira e correu até um espelho próximo, no qual pude ver o reflexo de algumas contorções faciais extraordinárias que ele estava fazendo. O pai retornou rapidamente à escrivaninha, escreveu furiosamente por alguns momentos e aí foi de novo até o espelho. A pantomima facial recomeçou, depois ele saiu a caminhar, sem se dar conta de minha presença, e começou a falar sozinho rapidamente em voz baixa. Então tudo parou, ele sentou e escreveu calmamente até a hora do almoço.
Foi uma experiência muito curiosa para mim, e eu não entendi completamente o que ocorrera té recentemente. Então descobri que, com sua intensidade habitual, ele havia se jogado completamente dentro do personagem que estava criando, e que daquela vez não só havia perdia a noção de onde estava, mas agia, em sua imaginação, como o personagem de sua caneta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário