sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sobre duelos

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_von_Bensa_Das_Duell.jpg

Benjamin Franklin considerava os duelos como uma coisa sem sentido, porque independentemente de quem fosse morto, o ponto em questão continuaria não resolvido.
Numa carta a Thomas Percival em 17 de julho de 1784 ele escreveu:
"Sobre este tema há uma história interessante. Um cidadão num café resolve sentar mais distante de outro. Este pergunta 'Por que?' e ele responde: 'Por que? Porque o senhor fede'. A reação é forte: 'Isto é uma afronta, eu o desafio para um duelo'.
E o primeiro cidadão: 'Eu luto com o senhor se insistir, mas não vejo como isto vá resolver a questão. Se você me matar, eu também federei. E se eu o matar o senhor vai feder, se isto é possível, ainda mais que agora'."

Pintando sua própria doença

Em 1954 o parasitologista inglês William Cooper, estudando o parasita Plasmodium Ovale, voluntariou-se para receber picadas de cerca de mil mosquitos.
Nove dias depois, submeteu-se a uma cirurgia na qual um pedaço de seu fígado foi retirado.

cooper malaria watercolors

Após a convalescência, Cooper examinou os tecidos de seu próprio fígado identificando as várias fases da evolução da malária.
Paralelamente, ele pintou as aquarelas acima mostrando tudo direitinho.
Justamente, ele é considerado um herói da ciência.

A volta do Crystal Palace

O Crystal Palace é uma lenda na história da arquitetura. Desenhado por sir Joseph Paxton para a feira Mundial de 1851, foi construído de forma revolucionária no Hyde Park, em Londres. Todo de ferro e vidro, o prédio foi inteiramente pré-fabricado - um conceito que nem existia então:

Why Architects Are Competing to Reconstruct a Building From 1851





O Palace era lindíssimo, mas não havia como ficar lá após a Feira, então ele foi reconstruído noutro lugar onde acabou num incêndio sete décadas depois.
Mas ele vai ressurgir, e na locação original. O lugar foi comprado pelo Zhongrong Group, da China, que abriu concurso de arquitetura para projetos que sejam bem semelhantes ao original.
Mas por que não fazer algo novo, diferente? Simples: em 1990 o parlamento inglês determinou que qualquer obra no local deveria ser "no espírito do Crystal Palace de Paxton."
O investimento beira os 2 milhões de reais e o que vem por aí deve ser algo nesta linha:

Why Architects Are Competing to Reconstruct a Building From 1851



Na verdade, o projeto de Paxton é tão apreciado que existem várias réplicas, sendo a mais impressionante é a da foto abaixo em Dallas, cidade que nem estava no mapa quando o original foi construído:

Why Architects Are Competing to Reconstruct a Building From 1851


Guerra às drogas

 O gráfico mostra o aumento da população carcerária dos Estados Unidos desde o início da chamada Guerra às Drogas, em 1971:

20140227-183254.jpg

O aumento foi de 80 por cento. A violência cresceu muito, os gastos governamentais são gigantescos, o consumo de drogas não diminuiu um grama - deve ter aumentado bastante.
Quem mais lucra nesta história é a indústria dos presídios privados.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Os navios redondos

Em 1874 a Rússia lançou no Mar Negro um dos mais poderosos - na época - e um dos mais estranhos navios de guerra de toda a história.
Era o Novgorod, que você pode ver no modelo em escala da foto:



O navio era redondo, movido por seis motores independentes e equipado com canhões que cobriam 360 graus. Tinha 90 metros de diâmetro e era uma boa ferramenta de guerra naval, mas com um inconveniente: chacoalhava até com marola.
Alguns anos depois foi lançado seu irmão maior, o Popov, com 110 metros de diâmetro, e os dois ficaram na ativa até 1903.
O engraçado é que o czar Nicholas II gostou tanto da ideia que mandou construir um iate para sua família, igualmente redondo, o Livadia:




Os vestidos das ganhadoras de Oscar

Especialmente para vocês, senhoras e senhoritas, todos os vestidos usados na entrega dos Oscars pelas ganhadoras do prêmio de melhor atriz, menos os das poucas que não compareceram:



Para ver cada um direitinho, assim, 

vá neste endereço e clique na imagem que ela amplia:

os vestidos do oscar

As bobagens que a humanidade faz (31)

O que seria da humanidade sem os jornais para contar e preservar coisas tão maravilhosas?

cremation

A cremação custa 950 dólares. Já a cremação com plateia custa bem mais. Cremação com plateia?


analBUZZFEED
Estes neo-zelandeses são loucos. As autoridades conseguiram impedir que um casal registrasse seu bebê com o nome de Anal. Há uma lista de nomes proibidos, e outras tentativas falhadas incluem um parágrafo inteiro (que deveria ser pronunciado 'ponto final'), V8, 4Real e Queen Victoria. Há alguns impediram que um bebê tivesse o nome de Talula Does The Hula From Hawaii.
speedPLEATED
Esta história é longa mas maravilhosa: quatro jovens foram até uma van com um radar móvel na Austrália e três deles ficaram fazendo perguntas ao operador, do tipo 'como funciona' e 'quantos carros o senhor vai multar hoje'. O operador ficou distraído e um dos rapazes foi até a frente da van e desaparafusou a placa dianteira. Aí eles foram embora, colocaram a placa em seu carro e passaram voando pelo radar 17 vezes. Ou seja: o radar móvel multou a si mesmo 17 vezes.


erection
"Vamos ter uma ereção" - ou erguimento. Da estátua, gente, da estátua.

donuts
Então tá: uma mulher ligou para a polícia queixando-se de que um donut que ela havia comprado tinha pouco confeito na cobertura e veio numa caixa suja. Um policial conversou com ela e "a paz foi restabelecida".



die
Grande descoberta da ciência: "Poucos querem morrer, afirma médico".


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O homem que só come pizza



Conheça Dan Janssen.
Ele tem 38 anos e desde que tinha 15 ou 16 - não lembra com certeza - come única e exclusivamente pizza.
Apenas de queijo. E com somente um tempero, orégano.
O Dan virou vegetariano e, como não gosta de vegetais, partiu para a pizza de queijo.
Ele adora, não sente a menor vontade de diversificar sua dieta, mas acha importante trocar muito de pizzaria, cada uma tem um gosto diferente.
Mais: ele é diabético.
Mais ainda: seu colesterol, os médicos dizem que sua saúde geral é ótima.
Vá entender.

Uma brincadeira do Sol

O Sol resolveu brincar um pouco e promoveu uma enorme erupção na tarde de ontem, 25 de fevereiro de 2014.
Eis os momentos iniciais da dita, em cores diferentes pelos diferentes filtros de comprimentos de onda da luz na foto da NASA:



Na classificação usada pelos cientistas, as maiores erupções solares recebem um X seguido por um número que indica sua magnitude. Essa foi  X 4,9, grande o suficiente para que até cientistas acostumados com erupções solares soltem um "uau!".
A energia desta linguinha de fogo é muito maior que a soma de toda a energia já criada e gerada pelo homem.

Arte efêmera nas ruas

Fra.Biancoshock é um artista especializada no efêmero. Suas obras, que ele espalha por ruas de vários países da Europa, têm vida muito curta.
Simultaneamente críticas e engraçadas, são muito interessantes:













Natureza psicodélica.

Alguns lugares que parecem impossíveis mas existem, cheios de cores e formas incomuns na natureza:

Danxia Landform Geological Park (China)
Parque Geológico da Plataforma de Danxia, China. Diferentes tipos de minerais e areias foram prensados juntos durante 24 milhões de anos e depois remexidos pelo movimento de placas tectônicas.

Abandoned Mines Beneath Yekaterinburg (Russia)
Mina abandonada em Yekaterinburg, Rúsia. Camadas e veios de um mineral usado na fabricação de fertilizantes fazem esta versão subterrânea do parque chinês da primeira foto.

Kamchatka Ice Caves (Russia)
Caverna de gelo na península Kamchakta, Rússia, formada por um fluxo de água quente gerada por um vulcão próximo.

Tulip Fields in Lisse (The Netherlands)
Campos de tulipas em Lisse, Holanda.

Dead Vlei in Namib-Naukluft Park (Namibia)
Dead Vlei, Namíbia. Por causa da iluminação do momento, dunas ao fundo ficam cor de laranja e tornam esta foto de árvores mortas quase uma pintura.


Fly Geyser in the Black Rock Desert, Nevada (US)
O Fly Geiser, no Black Rock Desert, Nevada. Não é um fenômeno natural, mas o resultado de uma experiência geotérmica mal sucedida em 1964. A água começou a jorrar e as cores provém de vários minerais.

Hills of Ajka (Hungary)
Não, não é uma montagem. A parte de baixo destas árvores na Hungria ficou assim desde 2010 quando uma fábrica de óxido de alumínio explodiu liberando milhões de litros de um liquido vermelho e cáustico.

Caño Cristales (Colombia)
Rio Caño Cristales, na Colômbia. Multicolorido, é reconhecido como o rio mais bonito do mundo.

Lake Hillier (Australia)
Outros lagos também ficam eventualmente cor de rosa em razão de proliferação de algas, mas o Lago Hillier, na Austrália, é rosa durante todo o ano e sua água permanece rosa mesmo engarrafada. A causa é desconhecida.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Gerador de bobagens aleatórias (149)

  O grão Duque Francesco I (1541-1587), da Toscana, prometeu à sua amante Bianca Capello que casaria com ela se antes a Bianca lhe desse um filho. A esperta senhora não perdeu tempo: fingiu gravidez por nove meses, adotou um recém nascido e o contrabandeou para seu quarto, garantindo a coroa.

 Além dos quatro sabores que nossas papilas reconhecem - amargo, salgado, azedo e doce - alguns cientistas estão passando a admitir mais um. Chama-se umami e seria o gosto do glutamato monossódico adicionado a muito alimentos.

  Domingo é dia de Oscar. E qual o valor do troféu? Inestimável para quem o ganha, meros 300 reais para o fabricante da estatueta.

 Nomes de quatro línguas nativas da Austrália: gureng-gureng, gabi-gabi, wemba-wemba e yitha-yitha.

Os humanos e a floresta submersa

Uma grande tempestade levou embora toda a areia da praia da baía de Cardigan, no País de Gales, revelando os restos de uma antiga floresta:

The recent huge storms and gale force winds that have battered the coast of West Wales have stripped away much of the sand from stretches of the beach between Borth and Ynyslas.

Estas árvores pararam de crescer há cerca de 4.500 anos, em virtude do aumento que ocorreu no nível do mar.

The recent huge storms and gale force winds that have battered the coast of West Wales have stripped away much of the sand from stretches of the beach between Borth and Ynyslas.

Mas o mais surpreendente é que encontraram pegadas humanas no local, além de uma espécie de passarela construída com troncos:

The recent huge storms and gale force winds that have battered the coast of West Wales have stripped away much of the sand from stretches of the beach between Borth and Ynyslas.

A passarela foi construída há 3.100 anos, o que demonstra que os humanos de então sobreviveram cerca de 1.400 anos enfrentando o nível do mar que crescia constantemente.
Em Gales há uma antiga lenda sobre um reino, chamado Cantre'r Gwaelod, que teria submergido no mar.




Plantas com luz

O designer holandês Roderick Vos achou uma maneira prática e bonita de fazer jardins dentro de casa sem ocupar espaço.
Sua solução, completamente brilhante, são conjuntos de dois vasos a prova d'água ao pé dos quais, devidamente isoladas, ficam luminárias de LED. O conjunto vem com um cabo elétrico reforçado para pendurar os vasos no teto.
O resultado é bem legal:












Eu quero cumprimentos!



Todos queremos ser reconhecidos, não é?
Todos queremos cumprimentos pelo que fazemos.
Mas pode ser difícil, como mostra este bem humorado videozinho de um programa de tevê norueguês:


Que tal?

Receita irresistível, sem palavras:

funny pictures


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GIFs 2 em 1

Adoro GIFs, e eles não param de evoluir.
Agora já temos até combinados, como estes: