Da mesma forma de muito que se lê em jornais e revistas, certas fotos que circulam e viram virais na internet também não são confiáveis.
Veja alguns exemplos:
A parte central, pulsante, deste GIF, circula como uma aurora boreal no Alasca. Na verdade é uma montagem a partir de uma foto feita pelo Hubble da nebulosa de Orion.
Marlboro de maconha? Não, isto não existe.
Esta foto seria de mulheres sendo punidas por bruxaria na China, em 1922. Na verdade ela foi feita entre 1870 e 1880 pelo fotógrafo inglês William Saunders e as mulheres de Shangai nem eram prisioneiras, o Saunders que pediu que elas usassem a canga para a foto.
A foto da esquerda faz sucesso, seria da Audrey Hepburn dançando. A da direita é a original, uma foto contemporânea de um banco de imagens russo. Em alta resolução, vê-se que não é ela:
Uma super lua nascendo num parque nacional norte-americano? Nada, uma paisagem europeia, à direita, com uma lua colocada por trás.
"Coloque suas crianças feias aqui" diz a foto manipulada da esquerda. A da direita, de Getty Images, de 1928, tem o cartaz mais singelo dizendo "Não pise na grama". Mas ninguém sabe porque colocaram a criança na lixeira, imaginam que foi uma brincadeira do fotógrafo.
O mais incrível é que tem gente que acredita que esta foto, colorida, é realmente de soldados da guerra civil norte-americana, feita entre 1859 e 1871. Ninguém vê o tanque moderníssimo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário