sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Trensurb está chegando


Gosto bastante de acompanhar a evolução da obra da chegada do Trensurb a Novo Hamburgo. Por duas razões: moro bem pertinho e tenho uma ligação pessoal com essa obra.
Esta manhã, da minha sacada, vi que começaram a colocar os arcos que vão sustentar a cobertura da estação Centro, a última, na quadra da Nações Unidas entre a Marcílio Dias e a 5 de Abril.
Aí me lembrei como esta coisa começou e admito que tenho um orgulho bem grande (similar ao orgulho que sinto por ter defendido um pênalti com o braço quebrado).
A história é assim:
Em 2000, último ano da primeira gestão do prefeito Airton, eu trabalhava com ele e comecei a incomodá-lo para que fôssemos à Trensurb ver se não poderia ser feita uma extensão da linha até Novo Hamburgo. Muitos anos antes o então prefeito Atalibio Foscarini anunciara que a cidade não precisava do trem e nem o queria. O Foscarini achava que transporte de massas barato iria trazer hordas de desocupados para cá.
Já o Airton achava que a Trensurb não teria interesse e desconversava, não achava possível. Mas eu tanto o incomodei que for fim ele topou: "Vê se consegue marcar lá com eles e vamos ver".
Marquei com o então presidente da empresa, Pedro Bisch Neto, e lá nos fomos o Airton e eu.
Que surpresa: a Trensurb não só queria estender sua linha como até o Pedro Bisch nos mostrou projetos bem avançados.
Só tinha uma coisa: o trajeto passava pelo centro, pelo trajeto da antiga ferrovia,  e invadiria locais onde não seria mais possível a passagem do trem. Expliquei isso ao Bich e ele não acreditou mas concordou em vir até Novo Hamburgo dar uma olhada. Veio com seus engenheiros e fomos o Airton e eu mostrar os gargalos que impediriam a obra ali no cruzamento da Joaquim Nabuco com antiga linha do trem.
Eles concordaram que ali não dava e eu entrei com  minha sugestão: por que a linha não poderia vir por cima do arroio Luiz Rau? Fomos todos olhar, do Carrefour para o Centro, e os técnicos concordaram: era possível por aquela nova rota.
O resto é história: eles refizeram os projetos, saiu aquela concorrência complicada que atrasou tudo mas agora o trem está chegando para mudar para melhor esta cidade. Eu fico feliz até porque o ex-prefeito Airton, até hoje, faz questão de dizer que quem trouxe o Trensurb para cá foi o Franz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário