segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Qual a altura máxima para um edifício?

A corrida começou em 1930, quando foi inaugurado em Nova Iorque o edifício do Banco de Manhattan, com 282 metros de altura. Alguns meses depois veio o Chrysler Building, com 319 metros, e em 1931 o Empire State, que reinou por décadas como o mais alto do mundo - 381 metros.
Um  novo round iniciou em 1996 com os 452 metros das Petronas Towers em Kuala Lumpur, Malásia. E em 2003 o Taipei 1, em Taiwan, assumiu o posto de edifício mais alto, nada menos que 509 metros, mais de meio quilômetro.
Mas ainda era pouco: em 2010 foi inaugurado o Burj Khalifa, em Dubai, com quase inacreditáveis 828 metros. Mas sua supremacia deve acabar ainda este ano quando os chineses prometem inaugurar um edifício pré-fabricado com dez metros a mais - chegaremos a 838. Ah, o projeto dos chineses é erguer seu monstro em apenas três meses.
Aí vamos esperar seis anos por mais um recorde: a Kingdom Tower em  Jeddah, na Arábia Saudita, deve ser inaugurada em 2018 com exato um quilômetro de altura - já fico tentado a dizer altitude em vez de altura.
Ok, mas qual é o limite? Qual a altura máxima para um edifício?
O edifício de 1000 metros a ser construído na Arábia Saudita
Os especialistas dizem que os fatores limitadores são capacidade de investimento, materiais adequados, limitações ao conforto humano e - muito importante - elevadores adequados. Outro detalhe: edifícios cada vez maiores necessitariam bases cada vez maiores, com mais investimentos em terrenos imensos e uma severa limitação de luz natural no interior dos pisos mais baixos.
Mas este último item já foi solucionado nos gigantes mais modernos: ao invés de uma base maciça, uma base em três raios de um círculo separados por 120 graus
Dizem os engenheiros responsáveis pelo Burj Khalifa que com esta base em raios é fácil chegar a uma milha - 1.609 metros - de altura.
E aí? E daí em diante - ou daí para cima?
Já houve, em 2000, um projeto para um edifício de 4 mil metros, mais alto que muita montanha.
O conceito é diferente: um edifício oco, parecido com a Torre Eiffel. Neste modelito praticamente não há limitação de altura. E um processo de construção bloco a bloco para manter sua estabilidade.
Mas a base deve ser incrivelmente grande, e um engenheiro disse que pelo menos 50 invenções ainda são necessárias para que ele possa ser erguido. Um dia chegamos lá.
Veja uma concepção artística do monstro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário