segunda-feira, 15 de abril de 2013

Elevadores incríveis

Elevadores são aquelas coisas chatas onde as pessoas ficam meio constrangidas e apertadas umas contra as outras.
Completamente sem atrativos, não é?
Mas nem todos. Veja alguns elevadores que fogem do padrão, sendo que o Lacerda, em Salvador, também entraria na lista mas esse vocês já conhecem:


Este fica num hotel da rede Radisson em Berlim que também tem um centro de aquários. Coerentemente, o elevador fica no meio de um tubo que é um aquário cheio de peixes. Tem 25 metros de altura.


Este é especialíssimo: a Falkirk Wheel, na Escócia, é um gigantesco elevador rotatório para barcos. O barco se posiciona (na foto tem um chegando pelo curso de água superior), a coisa gira e ele é depositado na altura oposta (este que está chegando será baixado). Engenharia superior.


Um barco pronto para ser baixado. O elevador conecta dois canais.


O Ericsson Globe, em Estocolmo, é a maior estrutura hemisférica do mundo, com um diâmetro de 100 e uma altura interna de 85 metros. Seus elevadores panorâmicos são lindos: gôndolas transparentes que o escalam seguindo a curvatura do domo.


Aquela delgada estrutura à direita da rocha é um elevador que sobe 153 metros desde o Lago Lucerna, na Suíça, até um hotel lá no alto. Embora bem antigo, ainda é elevador mais alto da Europa.


Já este é o mais alto elevador externo do mundo: as gôndolas de vidro transportam os passageiros por uma altitude de 330 metros. Em Wulingyuan, China, patrimônio histórico da humanidade.


Construído em 1901, este elevador de Santa Justa (ou do Carmo) liga a baixa Santa Justa ao alto Carmo, Lisboa. É uma das atrações turísticas da cidade.



Um comentário: