segunda-feira, 13 de maio de 2013

A mais louca batalha da segunda guerra

Esta é quase inacreditável: em 5 de maio de 1945, cinco dias após o suicídio de Hitler, tropas americanas, soldados alemães da Wermacht e civis franceses lutaram juntos contra tropas da SS nazista.
A história saiu agora em livro escrito pelo conceituado escritor especializado na área militar Stephen Harding, e é a seguinte: após a morte de Hitler a guerra estava perdida para os nazistas, mas divisões especiais da SS ainda atuavam, buscando líderes nazistas para tentar uma fuga e prisioneiros importantes que deveriam ser executados.
Um pequeno grupo de americanos, com apenas três tanques, havia retomado o Schloss Itter, um castelo no Tirol austríaco, onde estavam presos figurões franceses, tanto pró quando contra os nazistas.
Lá estavam os ex-primeiros ministros franceses Paul Reynaud e Edouard Deladier, os generais e ex-comandantes do exército francês Maxime Weygand e Paul Gamélin, o líder trabalhista Leon Jouhax com sua amante Augusta Bruchlen, a esposa do general Weygand, a amante de Reynaud, Christiane Maibire, entre outros - incluindo uma filha do general De Gaulle com o marido e o famoso tenista Jean Borotra. As mulheres não eram prisioneiras, mas não quiseram abandonar seus maridos.

Posted ImagePosted Image Posted ImagePosted Image
Reynaud, Gamélin, Deladier e Borotra

Era um grupo muito eclético, de tendências políticas variadas.
Estava tudo bem até que apareceu a 17ª Divisão Panzer SS e começou a atirar.
Todo mundo saiu a se defender, e as mulheres foram extremamente bravas. Um grupo de soldados da Wermacht, liderados pelo major Josef Gangl, hoje considerado herói anti-nazista na Áustria e Alemanha, também participou da defesa e Gangl foi morto em combate. Eles eram a guarnição do castelo que havia previamente se rendido aos americanos.
Os alemães tinham muito mais homens e equipamento, mas o pessoal foi se defendendo.
Borotra conseguiu escapar e foi avisar forças americanas, que chegaram para derrotar os nazistas exatamente quando acabava a munição dos defensores do castelo.
Uma história incrível que daria um bom filme, com as mulheres combatentes heroínas e bons heróis como o ótimo comandante dos americanos Jack Lee, Borotra e o infeliz Josef Gangl.
O Schloss Itter, construído no século 13, após a batalha e como é hoje:

Posted Image  Posted Image


Um comentário: