quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ilusões alimentares

Algumas pequenas ilusões - ou fraudes - nos alimentos:

1 - Cenoura baby



Ela não existe. É recortada de cenouras adultas de tamanho normal. Um fazendeiro chamado Mike Yurosec desenvolveu a técnica de recorte em 1986 como forma de aproveitar cenouras que cresciam sem a forma adequada. Antes ele as usava para alimentar seus porcos, mas desistiu porque eles ficavam com a gordura alaranjada.

2 - Salada Caesar não é do imperador



O proprietário de restaurante Caesar Cardini, em 1924, ficou sem comida - acabou tudo. Então, quando um cliente pediu uma salada, ele improvisou com os restos que tinha na casa: folhas de alface, croutons, parmesão, óleo de oliva, suco de limão, alho. E não é que a salada feita de restos virou um sucesso? O nome vem deste Caesar, não do imperador.

3 - Salmão - escolha sua cor preferida
SalmoFan

Salmões de verdade tem sua carne cor - de salmão! - por causa de um krill avermelhado que comem. Mas os salmões que temos no mercado são todos de cativeiro, criados em fazendas. Não passam nem perto deste krill e têm uma cor cinzenta, sem graça. A solução? Corantes na comida dos peixes. Os fazendeiros podem até escolher o tom de salmão que mais lhes agrada numa cartela de cores providenciada pelo fabricante dos corantes.

4 - Vinho caro é melhor?

Man looking at a glass of wine

O psicólogo  Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, fez um teste cego com 578 pessoas comuns. Deu para elas beberem vinho bem barato e vinho bem caro. Npos vinhos brancos, 53% conseguiram distinguir qual era o caro; nos vinhos tintos, apenas 47%. Ou seja: cerca da metade das pessoas pode tomar vinho ruim garantindo que é bom.

5 - O robalo falso

Patagonia Toothfish or Chilean sea bass

Este peixe muito feio é vendido no mercado (só em filés ou postas, ninguém o vê inteiro) com o finíssimo nome de robalo chileno. Não é chileno, nem é robalo. Ele é o peixe dentuço da Patagônia. Em 1977 um comerciante queria colocar este peixe abundante no mercado, mas com seu nome original seria difícil. Então ele inventou o robalo chileno. Pior: cerca de 15% do produto atualmente comercializado com rótulos ecológicos não atende as especificações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário