quarta-feira, 5 de março de 2014

O maior grandão dos ares

Já postei aqui sobre aviões enormes, como o Antonov An-225 e o Airbus Beluga.
Mas eles vão se sentir pequeninos quando voar pela primeira vez, no segundo semestre deste ano, o HAV 304, que está em fase de conclusão num gigantesco hangar inglês.
OK, não é um avião. É um balão, com alguma coisa de helicóptero. Mas é gigante: tem 91 metros de comprimento, 34 de largura e 26 de altura.
Só não se assustem com a inesperada forma da aeronave, que tem estrutura de fibra de carbono e é cheia de hélio:

Full of gas: The world's longest aircraft - part airship, plane and helicopter - has been unveiled in Cardington, Bedfordshire. It will be used for surveillance and aid missions... and resembles something very familiar

Does my bum look big in this? The amusingly-shaped aircraft has been funded by the singer in Iron Maiden

Useful: It's claimed the unusual craft could be used for surveillance, staying airborne for three weeks at a time

The world's longest aircraft, which can stay in the air for up to three weeks, has been unveiled. It will be vital in delivering several tonnes of humanitarian aid

A ideia é de que ele seja usado em missões de reconhecimento e também para ajuda humanitária em casos de catástrofe.
O HAV pode ficar até 24 dias no ar, sem reabastecer, e atinge velocidade de 160 quilômetros por hora, o que faz com que ele possa chegar a qualquer lugar sem escalas. Muito menos poluente que um avião, ele também tem a vantagem extra de não precisar de pista para pousar ou decolar e tem capacidade para 10 toneladas de carga.
Curiosidade: um dos investidores no projeto é Bruce Dickinson, que foi vocalista do Iron Maiden, aí na foto:

Now that's rock-n-roll! Bruce Dickinson, frontman of the 1980s rock legends Iron Maiden, with the craft

Nenhum comentário:

Postar um comentário