terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ucrânia contra os gays

O parlamento ucraniano deve aprovar nesta semana uma lei que proíbe "propaganda pró-homossexual", qualquer descrição positiva de gays e manifestações como paradas gays além de proibir filmes como O Segredo de Brokeback Mountain. A aprovação é garantida, todos os principais partidos aprovam a nova lei.
Há quem classifique a nova legislação como um retrocesso à Idade Média, mas há pouco mais de duas décadas o homossexualismo ainda era considerado crime na Ucrânia e em toda a União Soviética.
Foi em 1991 que a Ucrânia descriminalizou a homossexualidade, o que fez florescer movimentos gay e a abertura de casas noturnas dirigidas a esse público específico na noite de Kiev.
O principal responsável por esta virada anti gay é o pastor Valery Reshetinsky, chefão da Igreja da Esperança Cristã, que têm 150 templos no país. Ele tem uma longa história de combate aos gays, mudou a opinião pública sobre o tema e organizou um abaixo assinado exigindo a mudança na legislação.

Sheremet attacked
Svyatoslav Sheremet, líder do Forum Gay da Ucrânia, atacado na rua há alguns meses


O mal que essas igrejas produzem é realmente gigantesco, ainda mais quando um cara como esse Valery consegue convencer a população de que a questão é de "segurança nacional."
Movimentos de direitos humanos, tanto ucranianos como internacionais, estão protestando. Mas não vai adiantar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário