segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O editor de Gertrude Stein


Bennett Cerf  tinha um importante programa de rádio antes da primeira guerra mundial nos Estados Unidos e era editar na importantíssima Random House. Ele editava os livros de Gertrude Stein e na primeira edição de "História Geográfica da América ou A relação entre a Natureza Humana e a Mente Humana", em 1936, ele escreveu a seguinte Nota do Editor:
"Este espaço é normalmente reservado para uma breve descrição do conteúdo do livro. Neste caso, entretanto, eu devo admitir honestamente que eu não sei sobre o que a Senhorita Stein está falando. Não entendo nem o título. Eu admito enormemente a Senhorita Stein e gosto de publicar seus livros, mas na maior parte das vezes não sei ao que ela se refere. Isso acontece, me diz a Senhorita Stein, porque eu sou um bobo. Notei que eu e um de meus colegas somos personagens neste livro. Gostaríamos de saber o que ela escreve sobre nós. E esperamos também que seus leitores possam extrair mais dele do que nós conseguimos."

  

Cerf entrevistou Stein em seu programa de rádio e disse: "Tenho muito orgulho de ser seu editor mas, como sempre lhe disse, não entendo muito do que você está escrevendo."
E Stein respondeu: "Bem,  eu também sempre lhe digo Bennet, você é um cara muito legal mas um pouco estúpido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário