terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os maiores problemas de computação

O maior e mais veloz supercomputador dos Estados Unidos, uma máquina chamada Titan, é capaz de executar 20 trilhões de cálculos simultaneamente. Isso significa a soma de 500 mil laptops, mas - acreditem - ainda é pouco. Para resolver os problemas mais complexos os computadores teriam que ser ainda mais poderosos.
Estes são os quatro grandes problemas que precisam de mais poder de computação:

Virtual climate
1 - Modelos de clima

O melhor supercomputador do mundo tem dificuldades para montar modelos climáticos virtuais realmente precisos - a isso a gente vê na enorme quantidade de erros das previsões do tempo. Hoje, o Titan é capaz de montar um modelo para uma área de 14 quilômetros quadrados, mas seria indispensável muito mais poder de computação para montar uma área de apenas 1 quilômetro quadrado, na qual os meteorologistas poderiam estudar as menores variações e interações climáticas, aperfeiçoando as previsões e o entendimento do clima.

Digital cells
2 - Células digitais

O futuro da indústria farmacêutica não está nos tubos de ensaio e placas de Petry, mas nos algoritmos e computadores. Os pesquisadores vão desenvolver drogas baseados em programas que simularão a interação dos princípios ativos com o corpo. Isso se chama dinâmica molecular e atualmente máquinas como a Titan podem fazer modelos de funcionamento de pequenos grupos de átomos e moléculas. Mas para estudar com perfeição uma  célula humana, que tem bilhões de átomos interagindo, seria necessária uma máquina muito mais potente.

Future fuel
3 - Combustível do futuro

O processo de queima de um combustível é difícil de entender numa escala atômica. O Titan pode modelar as reações químicas em combustíveis de estrutura simples como o álcool. Mas a gasolina e o diesel tem estruturas complexas demais para este supercomputador - entender seus processos de queima e assim produzir combustíveis melhores é tarefa para um computador que ainda não existe.

Inside supernovae
4 - Dentro da super nova

Os melhores computadores são incapazes de tentar modelar o que acontece na explosão de uma estrela com criação de uma supernova. São questões tão complexas que ainda vai demorar até que se produza uma máquina capaz de responde-las. E toda a matéria da vida saiu de explosões deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário