terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Coisinhas sobre seu corpo

O corpo humano é a maravilha das maravilhas.
Sua complexidade é estonteante, sua harmonia absoluta.
E tem tanta coisa que a gente não sabe sobre ele. Veja algumas:



O apêndice

Todo mundo acredita que o apêndice é completamente inútil. Mas não é verdade: pesquisas recentes indicam que ele é bastante útil auxiliando as bactérias que fazem nosso sistema digestivo funcionar. Ninguém morre depois de retirar o apêndice, mas aparentemente as coisas são melhores com ele.

Molécula gigante

Tudo que a gente vê é feito de moléculas, mas a maior está dentro de seu corpo: seu cromossomo 1 é gigante, formado por 10 bilhões de átomos. E precisa ser mesmo muito grande para armazenar toda sua informação genética.

Átomos e mais átomos

O corpo de um adulto é formado por 7 octilhões de átomos. O que é isso? O número por extenso é
7.000.000.000.000.000.000.000.000.000

Cabeludos

Temos o mesmo número de pelos no corpo que um chimpanzé. Minúsculos, às vezes invisíveis, eles estão lá. Quando ficamos com o que se chama de pele de galinha simplesmente estamos vendo os invisíveis cabelos se arrepiarem e ficarem em pé.

Os vazios

Átomos são feitos de enormes vazios. Obviamente, nosso corpo também. Se tirássemos todos os espaços vazios dos átomos de nosso corpo ficaríamos reduzidos a um cubo com 0,002 centímetro de lado. Somos pequenos, não é?

Velhice

Todos os átomos de nosso corpo são extremamente velhos. Os de hidrogênio surgiram há 13 bilhões de anos Já os de materiais mais pesados, como o carbono, têm 7 bilhões de anos de idade.

Bactérias

Inacreditável: seu corpo tem mais bactérias do que tecido humano. Na verdade, as bactérias que habitam os seres humanos excedem as células humanas na proporção de 10 por 1. É claro, a grande maioria delas é benéfica e morreríamos sem elas.

Sensores

Além dos cinco sentidos nós temos sensores que amplificam nossas capacidades. Se você colocar sua mão a 10 centímetros de um ferro de passar ligado, sentirá o calor sem usar nenhum dos seus sentidos. É um sensor que faz este trabalho. E existem outros, como o que faz você acertar a ponta do nariz com seu dedo de olhos fechados. Estas ações são feitas sem a visão, o tato, o olfato, a audição e o paladar.

A idade real

Os óvulos de uma mulher são formados em sua fase embrionária. Assim, se você nasceu quando sua mãe tinha 30 anos, em seu 18º aniversário já terá vivido de verdade 48 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário