terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vem aí o carro a ar

Cada vez mais estão sendo pesquisadas novas tecnologias para mover os carros, visando a substituição dos combustíveis fósseis - sim o petróleo vai acabar um dia.
Muitas fichas estão sendo apostadas nos motores elétricos, mas o pessoal da fabricante indiana Tata (a mesma que fez o mini-carro Nano), optou por outro caminho: um carro movido a ar comprimido, ideia que surgiu pela primeira vez em 1840 (bem antes do motor à gasolina), mas que foi abandonada por uma avalanche de dificuldades técnicas.
É um carro para 3 pessoas e com um motor de pistões que são empurrados pelo ar comprimido de um tanque com 185 litros de ar comprimido. O motor foi desenvolvido pela MDI, de Luxemburgo, que trabalha nele há duas décadas.
A Tata chama os carrinhos de Airpods e eles ainda estão em desenvolvimento, mas o bom é que o motor funciona bem.
No protótipo atual o Airpod tem espaço para três pessoas, velocidade máxima de 64 km/h e autonomia  para 200 quilômetros. Aí é só encher de novo o tanque de ar comprimido, o que custa um euro. Não há custo por quilômetro mais baixo...





Por enquanto é obviamente um carro urbano, sua autonomia e velocidade máxima não são boas para estradas e longas viagens. E aquele passageiro do banco de trás talvez sinta que está de castigo... Mas, é óbvio, há muito espaço para evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário