sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O mapa da poluição do ar

The Global Toll of Fine Particulate Matter
Color bar for The Global Toll of Fine Particulate Matter

Eis um mapa pra lá de interessante: ele mostra o número de mortes causadas anualmente por poluição do ar em todo o planeta, óbitos creditados a um tipo tóxico de poluição do ar chamado de matéria de partículas finas.
Estas mortes todas - são 2,1 milhões por ano - são consequências de emissões geradas pelo homem, principalmente através da indústria, combinadas com condições meteorológicas. Isso faz com que o ar poluído possa se estabelecer, em virtude de ventos, em locais até distantes do ponto de emissão dos gases.
No mapa, quanto mais marrom, maior a poluição e as mortes. As áreas em azul - algumas no Brasil - revelam melhoria na qualidade do ar desde 1850. Índia, China e Europa são as áreas mais poluídas, enquanto o Sul tem os ares mais limpos.
Não se ilude com a enorme área branca bem ao Norte: na verdade aquilo lá é uma região bem pequena, transformada em gigante pela distorção da projeção de Mercator do mapa. No Brasil, há um pouco de poluição no Sudeste e no litoral do Nordeste, mas nada assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário