Foram anunciados os vencedores da edição 2013 do Ig Nobel, que premia os cientistas que fizeram pesquisas mais malucas e engraçadas.
Ei-los:
Medicina - Um grupo de seis japoneses e um chinês que fizeram uma pesquisa sobre os efeitos de ouvir ópera na recuperação de pacientes de transplantes cardíacos. Mas os pacientes eram camundongos...
Psicologia - Foi para quatro franceses e um americano com um trabalho que determinou que pessoas que sabem que estão bêbadas se acham mais atraentes.
Prêmio especial conjunto de biologia e astronomia - suecos, australianos e sul-africanos fizeram um longo estudo determinando que besouros, quando estão perdidos, acham seu caminho observando a Via Láctea.
Engenharia de segurança - Foi para um norte-americano, já falecido, que inventou um sistema automático de prender sequestradores de aviões. Eles seriam encurralados, fechados num pacote e lançados para fora por uma porta especial, quando um paraquedas se abriria. Tudo mecânico.
Física - Três italianos e um russo descobriram que algumas pessoas poderiam correr sobre um lago. Mas só se este lago fosse na Lua.
Química - Cinco japoneses se esfalfaram e descobriram que o processo que faz as pessoas chorarem quando cortam cebolas é mais complexo do que se imaginava.
Arqueologia - Um americano e um canadense arranjaram um voluntário para comer um musaranho (pequeno mamífero parecido com um rato) cozido sem mastigar e depois examinaram meticulosamente seus excrementos para determinar quais ossos seriam ou não dissolvidos pelo sistema digestivo humano.
Paz - O único não engraçado, compartilhado entre Alexander Lukashenko, presidente da Bielorússia, por criar uma lei proibindo aplaudir em público, e a polícia do mesmo país, que realmente prendeu um homem com um braço só por aplaudir.
Probabilidades - Nobel especial para cinco cientistas britânicos que fizeram um estudo impressionante determinando que a) quanto mais tempo uma vaca estiver deitada, maior será a probabilidade dela levantar, e b) que uma vez de pé, fica difícil de prever quando a vaca deitará de novo.
Saúde Pública - Para sete tailandeses que descreveram técnicas recomendáveis de amputação de pênis, não aplicáveis apenas quando o pênis foi parcialmente comido por um pato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário