terça-feira, 9 de outubro de 2012

Carros elétricos, esses poluentes

Um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia sugere que os carros elétricos podem ser potencialmente mais poluentes que os normais à gasolina, diesel ou álcool.
O estudo abrange todo o ciclo da vida de um carro elétrico, avaliando a toxicidade de suas baterias e também a fonte da energia elétrica consumida.
Uma parte do estudo conclui que "o potencial de contribuição para o aquecimento global da produção de um carro elétrico pode ser duas vezes superior ao dos carros normais", isso pela energia consumida no processo produtório e, especialmente, das baterias.

Nissan Leaf
O elétrico Nissan Leaf: bom dependendo do país em que ele anda
No uso diário, os elétricos podem ter vantagem dependendo da fonte da energia elétrica. Se, como na China ou parte dos Estados Unidos, a matriz energética é baseada na queima de carvão ou óleo, "é contraproducente promover carros elétricos."
Com a atual matriz energética européia, um veículo elétrico lá pode significar de 10 a 24% a menos de potencial de aquecimento global.
Aqui no Brasil, com nossa matriz energética, os elétricos também teriam vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário