segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O ano em que o dia de hoje não existiu

Gregorio, o homem do calendário

Um 8 de outubro como hoje simplesmente não existiu. A história é esta.
Na década de 1570 o calendário juliano, criado em 45 da era cristã, estava dez dias atrasado. Inevitável: o sistema de contagem de tempo estabelecido por Julio César previa que o ano tinha 365 dias e 6 horas, quando na realidade ele tem 365 dias 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
Era uma confusão: as estações não coincidiam mais com a datas corretas, os importantíssimos feriados religiosos, como a páscoa, caíam fora de época.
O papa Gregorio XIII resolveu acabar com o problema e nomeou uma comissão de sábios e clérigos para botar tudo nos eixos. Eles trabalharam durante cinco anos e em 1580 apresentaram a solução: numa data estabelecida previamente, simplesmente eliminar dez dias. Algo como de um belo 7 de março pular para o 18 de março.
O Gregorio gostou e em fevereiro de 1582 emitiu uma bula papal decretando o seguinte: o dia após 4 de outubro daquele ano seria 15 de outubro. E assim nasceu nosso atual calendário gregoriano.
Mas não foi uma mudança fácil. Somente nações profundamente católicas como Itália, Espanha e Portugal adotaram a mudança na data prevista.
Muitas pessoas achavam que estavam sendo roubadas em dez dias de vida. Outros se questionavam como orariam aos santos dos dias suprimidos. E os aniversários nos dias que não existiam, como ficavam? Também deu problemas com juros e prazos de pagamento. Na Alemanha até aconteceram tumultos em protestos.
A França adotou a medida em dezembro, os Países Baixos pularam do 21 de dezembro para o 1º de janeiro, cortando o natal...
Em 1584 a maioria das nações europeias já havia adotado o novo calendário, menos dois países renitentes: a Grã Bretanha só o introduziu em 1752 e a Rússia em 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário