terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Asilo dos Abandonados

Crianças abandonadas, especialmente recém nascidos, eram um problema social grande na Nova Iorque do Século 19. Mães solteiras, mães sem recursos, todas tinham uma única e desesperada opção: abandonar as crianças, normalmente perto do prédio da prefeitura, nas madrugadas. E as chances de sobrevivência dessas crianças não eram boas.
Em outubro de 1869 três freiras reformaram um velho casarão de tijolos vermelhos, chamaram-no de Foundling Asylum (Asilo dos Abandonados) e colocaram um berço na porta. Na primeira noite o berço já ganhou uma ocupante, uma menina recém nascida que tinha um bilhete da mãe: "Seu nome é Sarah."




Todas as noites novas crianças apareciam no berço, ao final do ano o Asilo já cuidava de 81. As freiras se mudaram para instalações maiores e criaram os "trens dos órfãos", através dos quais mandavam centenas de crianças para famílias que as adotavam no interior rural dos Estados Unidos. A instituição existe até hoje, agora chamada de Hospital dos Abandonados.
E a Sociedade Histórica de Nova Iorque agora está exibindo os bilhetes que as mães deixavam junto aos filhos no século 19. São, sem dúvida, tocantes. Vejam alguns:

"Minha queria e boa irmã, por favor aceite este pequeno filho meu, confiando na ajuda de Deus para que eu possa sustentá-lo nesta instituição. Eu não me separaria de meu bebê se fosse possível de alguma forma dar uma uma vida respeitável para ele, mas eu não posso... Seu nome é Joseh Cavalier."

"Prezada Senhora, sabendo que minha pequena filha vai ter melhores cuidados na sua instituição do que posso dar a ela, eu a deixo aos seus cuidados. Nascida na segunda-feira às 7 da manhã, não foi cristianizada. Eu a chamo de Mary. Sinceramente, Uma Pobre Mãe."




"Por favor lavem seus olhos com um pano macio e um pouco de água morna. Se fizerem isso eles vão melhorar logo. Nascido no dia 12."


Nenhum comentário:

Postar um comentário