sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um bêbado no mercado de petróleo



Em 30 de junho de 2009 o preço do petróleo no mercado futuro aumentou misteriosamente 1,50 dólares por barril. Um aumento enorme, daqueles que só acontecem em grandes crises internacionais.
Desta vez tudo estava normal. Então, o que aconteceu?
Steve Perkins, um corretor sênior da inglesa PVM Oil Futures, foi ao escritório durante a madrugada e, completamente bêbado, começou a comprar petróleo no mercado futuro, cada vez aumentando um pouco suas ofertas. Em pouco mais de duas horas, na madrugada, ele gastou 520 milhões de dólares comprando nada menos que 69% do mercado global futuro de petróleo, com preços que começaram em 71,40 dólares por barril e  terminaram em 73,05.
Quando o dia clareou, possivelmente mais sóbrio, Perkins mandou uma mensagem para seu chefe dizendo que estava doente e não iria trabalhar.
Esses fatos foram revelados agora pela controladora inglesa Financial Services Authority, que na época fez uma investigação completa. Perkins foi multado em 72 mil libras (cerca de 175 mil reais) e suspenso por cinco anos. A FSA admite que ele pode voltar a trabalhar em 2014, mas alerta: "O senhor Perkins é um extremo risco para o mercado quando bêbado."
A PVM teve um prejuízo de 9,7  milhões de dólares com aquela madrugada etílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário