segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Internet: tudo a 19 cliques - ou menos


Ninguém sabe exatamente quantas páginas existem na web, mas o número é estimado em 14 bilhões. Isto significa cerca de 1 trilhão de documentos, incluindo as imagens. vídeos e outros arquivos existentes em cada página.
É um universo gigantesco, mas de acordo com o físico húngaro Albert-László Barabási  as coisas são todas muito próximas umas das outras.
Graças ao trabalho dos sites agregadores e dos sites de busca e índices, cada página pode ser navegada até uma outra página aleatória em 19 cliques ou menos. E isto apesar da grande maioria das páginas ter conexões muito fracas, ligadas a apenas uma ou duas outras.
Para melhor entender a estrutura da web, Barabási construiu um modelo, que ficou assim:



Ao fim e ao cabo, também a internet se torna um mundo pequeno.
Segundo o húngaro, isto se deve à própria natureza humana. Nós tendemos a nos agrupar em comunidades, tanto na vida real quanto na virtual, o que faz com que as páginas na internet não se interliguem randomicamente, mas através de uma hierarquia de temas organizacionais, como região, nação e área próxima à pessoa.
Aí agregadores e googles juntam tudo.
Segundo Barabási, a web pode crescer muito mais que, por essas características, duas páginas quaisquer sempre estarão a não mais que 19 cliques uma da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário