quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Moedas que não valem nada

Neste mês de fevereiro o governo do Canadá está retirando de circulação suas moedas de um centavo, porque não dá mais para comprar nada com elas e porque seu custo de fabricação era o dobro do valor de face.
Na verdade a mesma coisa acontece por aqui, só que ninguém mais vê qualquer moedinha de um centavo por aí.
Só que o nosso um centavo, ou o canadense, estão longe de serem os menos valiosos da Terra.
O pya - centavo de Burma - é um nada: você precisa 850 moedas dessas para ter o valor de um centavo de dólar. Cinco centavos da Tazânia também não compram nada - 325 moedas são necessárias para ter o poder de compra de um centavo de dólar.
E no Usbequistão você precisa 2000 tiyins para equivaler a um dólar.

Tiyin coin
Um tiyin do Usbequistão: bom apenas para atrapalhar a economia

Em muitos países as moedas de menor valor já não têm poder de compra mas continuam circulando. Em alguns países, elas são simples e silenciosamente retiradas de circulação, sem alarido. mas em outros elas continuam vivas e incomodam: se alguém na Tanzânia resolver comprar um maço de espinafre com moedas de cinco centavos vai perder um monte de tempo e roubar tempo do vendedor.
De acordo com economistas, moedas de valor insignificante, quando em uso, atrapalham a economia exatamente por isso - transações com elas, pelas quantidades necessárias, tornam tudo muito lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário