sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

França x EUA, a guerra dos pneus

O chefão de uma empresa fabricante de pneus, a Titan,  dos Estados Unidos, Maurice Taylor, afirmou há alguns dias numa carta ao governo francês que não instalaria uma fábrica naquele país de jeito algum, porque os operários franceses trabalhariam apenas "três horas por dia", ganhando altos salários. A França tinha sugerido Titan que assumisse uma fábrica da Goodyear que estava dando prejuízos e Taylor foi incisivo: "Quão idiotas vocês acham que nós somos?". E acrescentou que teria que ser estúpido para investir lá.
E aí surgiu a guerra dos pneus entre França e EUA.
O governo francês se indignou e o ministro da recuperação industrial, Arnaud Montebourg, declarou que o Taylor demonstrou "uma completa ignorância do que é nossa nação."

Morry Taylor
Taylor: provocando a ira da França
Taylor, que já foi candidato republicano à indicação para as eleições presidenciais de 1996, é conhecido por falar coisas sem qualquer comedimento, e desta vez provocou a ira de toda uma nação. Os sindicatos franceses fizeram manifestações contra ele e o ministro Montebourg conseguiu levar a melhor.

Ele declarou que a França existem 20 mil empresas estrangeiras, empregando 2 milhões de pessoas.
E concluiu dando um tiro no negócio do boquirroto americano: "Posso lembrar ao sr. Taylor que a Michelin, empresa líder mundial, é 20 maior vezes maior que a Titan e 35 vezes mais lucrativa."
E o jornal Le Figaro publicou gráficos mostrando que os operários franceses realmente trabalham menos que os norte-americanos, mas são mais produtivos.
Taylor ainda tentou se safar dizendo que não quis ofender a França, mas que o sindicato da fábrica que lhe foi oferecida tinha "um parafuso solto". Não adiantou.
Mas há quem admita que talvez ele tenha alguma razão quando diz que nas indústrias francesas o pessoal tira uma hora para lanchar, três horas para conversar e apenas três para trabalhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário