sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Imagens da velha URSS


O americano David King pesquisou e descobriu várias fotos e imagens do antigo regime comunista da União Soviética.
Selecionei para vocês algumas cenas impressionantes:

Lenin está de pé, de costas, ao pé da escada, à esquerda. Ele fala num encontro com camaradas na Praça Vermelha, em 1919. O áudio do encontro revela que ele ataca violentamente os líderes da Primeira e Terceira Internacionais: "Eles traíram o povo, prolongaram a escravidão, tornaram-se inimigos do socialismo e se mudaram para o lado dos capitalistas."

Leon Trotsky conversa com seus oficiais e soldados durante a guerra civil russa.


"Estamos construindo uma frota de aeronaves em nome de Lenin" diz este pôster de 1932 escrito nos antigos caracteres do Azerbaijão.


Sim. É ele mesmo, o abominável Josef Stalin, fazendo uma graça



Grigory Zinoviev  era o principal acusado num julgamento coletivo por traição promovido por Stalin contra seus inimigos, em agosto de 1936. Ele foi condenado à morte e executado alguns dias depois.


A cidade portuária de Murmansk, próxima da fronteira russa com Finlândia e Noruega, era estratégica na segunda Guerra Mundial, usada por americanos e britânicos para fornecer armamentos ao combalido exército soviético.
Os nazistas não perdoaram: em 22 de junho de 1942 a Luftwaffe de Hitler despejou 350 mil bombas incendiárias sobre Murmansk, praticamente toda formada por casas de madeira. Não sobrou absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário