domingo, 30 de setembro de 2012

Frases (16)

"Nós acreditamos que estamos em contato com um grande número de pessoas. Esta é uma ilusão que pode impedir de estar em contato com a pessoa respirando ao nosso lado."



Anais Nin, em 1946 - muito antes da internet.

Eu quero esta mesa

Ah, essa eu quero.
O artista norte-americano Ben Yates coloca um monte de circuitos, luzes e outras coisas dentro de mesas de café estruturadas em acrílico.
Você pode achar brega, eu achei brilhante.





  

Os aviões que caem mais, os aviões que caem menos

Seria um exagero relacionar estes dados com segurança absoluta de um avião, porque todas as circunstâncias de cada queda deveriam ser avaliadas.
Mas é interessante ver quais os aviões comerciais que caem mais e quais os que caem menos entre os mais usados no planeta. Estão computadas quedas com vitimas fatais e os dados são atualizados até 28 de setembro de 2012:

 Os ATR 42/72 tiveram nove quedas com uma frota ativa de 781. aeronaves.

 Família Airbus A 320: frota de 4.892, nove quedas.

 Airbus A 340: frota de 1.166, duas quedas.

 Boeing 737, modelo velho: frota atual 1439, 62 quedas. Número alto, mas a frota já foi enorme e eles voam há muito tempo.

Boeing 737, modelos novos: 3.968 na frota, seis quedas.



 Boeing 757: frota de 865, cinco quedas.


 Boeing 767: frota de 846, três quedas.

 Boeing 777: 1.032 voando, zero quedas.

Dash 8: frota de 849, cinco quedas.

 Embraer 135/145, os modelos pequenos: 844 na frota, zero quedas.

 Embraer 170/190, os modelos grandes:  865 na frota, uma queda.

Casablanca, 70 anos

Casablanca está completando 70 anos de lançamento.
Não mais que um filmezinho médio, esta obra descrita como a história de refugiados de guerra americanos no Marrocos francês conquistou o mundo e virou o cult dos cults.
Uma coisa interessante: Humphrey Bogart atuou como o substituto de Ronald Reagan, o ator escolhido que não pode trabalhar porque foi convocado pelo exército.
Em sua biografia Ingrid Bergmann contou que ninguém entendia nada do filme durante sua produção:
"Todas as manhãs pegávamos nossos diálogos e tentávamos extrair algum sentido deles. Todas as manhãs dizíamos 'Quem somos nós? O que estamos fazendo aqui?'. E o diretor Michael Curtiz respondia: 'Não tenho certeza, mas vamos fazer estas cenas hoje e amanhã entenderemos."
A serena beleza da Ingrid, para mim, é a melhor coisa do filme. Veja só ela pedindo para o Sam tocar - e é bom lembrar que a frase Play it again, Sam nunca foi pronunciada:


sábado, 29 de setembro de 2012

O preço da cerveja no mundo

Este é gráfico é bem interessante.
A barra da esquerda mostra o tempo, em minutos, que um trabalhador de cada país precisa suar a camiseta para comprar meio litro de cerveja. O número à direita  é o preço, em dólares, deste meio litro, dividido pelo salário médio da cada nação.
O Brasil está mais ou menos na média. Chineses e ucranianos pagam muito barato, japoneses pagam muito caro (mas com pouco tempo de trabalho), norte-americanos trabalham apenas 5 minutos para comprar sua cervejinha.

beer

Quando Einsten morreu

No dia em que Albert Einstein morreu (18 de abril de 1955), seu escritório estava exatamente assim:

This is what Einstein's office looked like on the day he died

A imagem é do fotógrafo da revista Life Ralph Morse, que subornou um porteiro da Universidade de Princeton, onde Einstein trabalhava, para conseguir a foto.

A mesa esculhambada mostrava um homem que ainda tinha uma vida muito ativa aos 76 anos.
E a cadeira vazia, ao pé do quadro negro rabiscado com fórmulas matemáticas, parecia esperar pelo ocupante que havia dado uma  voltinha.
Mas ela nunca mais foi ocupada.

Grandes bobagens número 764

O ator Ryan  Gosling é o mais recente darling do mulherio, elas suspiram e choram por ele.
E os oportunistas de plantão não perderam a chance de faturar com produtos inspirados na criatura.
Inclusive com esta inacreditável cadeira estofada com a cara do Ryan.


É aquela história: se não podes tê-lo, senta em cima dele... Mas custa caríssimo: quase 2 mil pilas lá nos EUA.

Carregue sua esposa e ganhe um superprêmio!!

Olhaí, casalzinho apaixonado: ainda dá tempo para se inscrever e participar do campeonato norte-americano de carregamento de esposa.
Vai ser no dia 6 de outubro em Newry, Maine. É uma competição muito simples e o casal vencedor ganha um prêmio em dinheiro e - grande bônus! - o peso da esposa em cerveja. Não precisa ser casado, basta ter 21 anos ou mais e a disposição de carregar a esposa (embora o inverso também seja permitido).





Ganha o casal que for mais rápido numa pista de 250 metros com  muito barro, barreiras, barris de cerveja, armadilhas de areia e de água.
Esta competição teve origem na Finlândia, no século 19, e de lá para cá houve grande evolução técnica. Por exemplo: hoje os competidores carregam a dama no chamado método estoniano, no qual a mulher enrosca as pernas no pescoço do homem e fica pendurada, de cabeça para baixo, atrás. Dizem que é o sistema mais eficaz.
E aí, quem se habilita?


Raios, estes incompreendidos

Cerca de 44 mil tempestades atingem o planeta todos os dias. Com isso, a cada segundo 100 raios são descarregados das nuvens para o solo. É muita coisa, os raios são uma das maiores forças da natureza e há quem acredite que foram eles que colocaram um sopro de vida na sopa primeva.
Milhares de cientistas estudam os relâmpagos desde a primeira experiência de Benjamin Franklin com uma pipa, há 250 anos.
E, na verdade, ainda não sabemos absolutamente nada sobre eles.
Há uma crença de que partículas elétricas positivas se acumulam no alto das nuvens de tempestade  e as negativas na parte de baixo, e que a atração entre os opostos eventualmente fica tão forte que surge o raio.

Os raios: como funciona esse negócio?

A questão é que ninguém consegue explicar como funcionaria este processo, porque ele não faz nenhum sentido.
Três coisas complicam esta teoria: como é que surgem estas cargas elétricas nas nuvens, como se inicia o processo de produção de um raio e como ele continua. Pelas leis da física, nada se encaixa.
É engraçado: achamos até leitos de rios em Marte, vemos os primeiros momentos de criação do Universo, mas não sabemos como funciona um bom e velho raio, nosso companheiro no quotidiano.


Bibliotecas perfeitas

Bibliotecas sempre são coisa legais, mas algumas são mais legais ainda.
Estas aqui são de babar:

Trinity College, em Dublin

Biblioteca Central de Seattle

Biblioteca da Universidade de Tecnologia Delft, Holanda

A nova Biblioteca de Alexandria
Biblioteca Pública Bishan, em Singapura

Biblioteca Municipal de Sttutgart

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A nova maior roda gigante do mundo


Parece que estamos vivendo no planeta um concurso de que tem a maior roda gigante.
Começou com Londres, que para a virada do milênio construiu a enorme e maravilhosa London Eye. Mas pouco tempo depois Singapura, que tem mais dinheiro que Londres, montou a ainda mais alta e mais bonita Singapore Flyer.
Agora estão construindo uma tão grande quanto em Las Vegas, a High Roller. Mas Nova Iorque vai fazer picadinho de todas elas. O prefeito Michael Bloomberg - focado principalmente em atrair ainda mais turistas - anunciou a construção da New York Wheel, que terá nada menos que 190 metros de altura - a metade do edifício Empire State. Isto é 25 metros a mais que a Singapore Flyer.


Projeção arquitetônica da roda gigante de Nova Iorque
Ela será construída na Staten Island, proporcionando grande vista da cidade  e de New Jersey, ao lado. A monstruosa roda gigante terá 36 cápsulas em forma de ôvo, cada uma com capacidade para 40 pessoas, permitindo que 30 mil pessoas deem suas voltinhas por dia.
E para amassar ainda mais a concorrência um enorme complexo de hotéis, lojas e galerias de arte será construído ao redor da roda gigante:





Maru, o primeiro gato

A internet e o YouTube estão tomados por gatos. Tem vídeo de gato em tudo quanto é canto, às vezes acho que tem mais vídeo de gato do que vídeo de gente.
É uma febre duradoura e, talvez, permanente.
Mas como tudo isso começou?
Foi em 2008, com este vídeo de um gato japonês chamado Maru, que na época tinha um ano. O Maru já foi visto mais de 14 milhões de vezes e despertou o irresistível instinto de filmar seus gatos em gente de todo o planeta.
Coisa louca, né?


A maior barriga do ano


The Onion é um excelente e engraçadíssimo site norte-americano dedicado exclusivamente a notícias falsas e hilárias. Já falei deles aqui. É como um O Bairrista gigantesco.
Pois bem, a agência oficial de notícias do Irã publicou na íntegra uma notícia do Onion como se fosse verdadeira. Barriga gigantesca e também plágio, eles não trocaram uma vírgula do texto original.
A questão é: como eles conseguiram acreditar nisso aí?
A notícia do Onion diz que uma pesquisa do Gallup revelou que a grande maioria dos brancos moradores de áreas rurais nos EUA preferiam votar em Mahmoud Ahmadinejad para presidente do que em Barack Obama.

Hehehe: Ahmadinejad, queridinho dos brancos dos EUA

Um dos entrevistados, um branco de West Virginia, teria dito que preferiria tomar uma cerveja ou assistir a um jogo de baseball com Ahmadinejad. E mais: "Ele leva a segurança a sério e nunca deixaria uns protestos gays lhe dizerem como dirigir a nação."
Nessa pesquisa Ahmadinejad teria 77% dos votos dos brancos rurais, enquanto 60% dos eleitores respeitariam muito o mandatário do Irã "por ele não esconder que é muçulmano."
Barriga gigantesca, mas não é a primeira vez que outros veículos ou agências embarcam nas histórias do Onion. Em 2004 um jornal de Pequim reproduziu notícia que dizia que o Congresso dos EUA iria se mudar de Washington para outra cidade.


O homem que salvou o mundo. Sozinho.

Faz agora 29 anos que o tenente coronel Stanislav Petrov salvou o mundo, completamente sozinho.
Ele era o plantonista na estação em Moscou que monitorava por satélites o território dos Estados Unidos.
Pouco depois da meia noite de 26 de setembro de 1983 Petrov recebeu um alarme do sistema dizendo que um míssil nuclear havia sido disparados dos EUA em direção à União Soviética. Logo o alarme aumentou: cinco mísseis estavam a caminho.

Essa coisa feia aí foi o que Petrov evitou

Ele tinha cinco minutos para decidir se era um ataque verdadeiro, e neste caso o protocolo determinava uma imediata retaliação com todo o arsenal nuclear da finada URSS.

Stanislav Petrov: nenhum reconhecimento especial
Eram tempos tensos, a ameaça de uma guerra nuclear era alta. Os soviéticos, há pouco tempo, haviam derrubado um avião comercial coreano que invadira seu espaço aéreo, com alguns americanos a bordo. Já os americanos estavam fazendo manobras navais perto de localizações chave da URSS e a OTAN preparava exercícios militares na Europa, incluindo uma simulação de ataque nuclear - que muitos russos consideravam um disfarce para um ataque real.
E o Petrov ali, com aquele enorme pepino na mão. Diz ele que atendeu a uma "sensação estranha" e adiou a decisão de revidar o máximo possível, até optar por um não. Ele considerou que um ataque não se iniciaria com apenas cinco mísseis.
Depois, estações de terra confirmaram: tudo havia sido reflexos o sol em nuvens elevada altitude, interpretados pelos satélites como disparos de mísseis.
Foi assim que o plantonista noturno salvou o mundo.
Depois ele foi relatar o acontecido a seus superiores, que até o elogiaram mas posteriormente o submeteram a um intenso interrogatório sobre suas razões e os riscos que havia assumido. Petrov nunca recebeu qualquer reconhecimento oficial por ter salvado o mundo. Pelo menos, escapou de ser punido.



Os dirigíveis estão de volta

Esqueça o incêndio  do Hindenburg, os dirigíveis podem voltar aos ares como uma maneira de voar confortavelmente, sem o ensardinhamento dos jatos comerciais.
Uma empresa da Califórnia está terminando o desenvolvimento de um dirigível ultramoderno, feito todo em materiais compostos como fibra de carbono e kevlar, levíssimo, muito versátil, com espaço de sobra. E mais: extremamente seguro.

Olha o grande pássaro aí: bonito, confortável, prático e seguro
O projeto prevê espaço de sobra para os passageiros, além de variações que podem transformá-lo num hotel ou cassino voador.
Decolando e pousando verticalmente, com novas tecnologias de voo, ele vai atingir lugares onde nenhum avião chega, como o meio de desertos, o interior da Antártica ou uma clareira na floresta amazônica.
Ele também tem grande potencial  para o transporte de cargas, mas na versão para passageiros a proposta é de vôos mais longos e panorâmicos. Sua velocidade não passa dos 200 km/h, muito abaixo dos 900 km dos jatos comerciais.
Ah, seu nome é Aeroscraft,

Dali + Disney = uma loucura

Contribuição do Paulo Bassanesi, que perguntou se "vale velharia".
Vale, sim. Ainda mais deste calibre.
Este vídeo é o resultado de uma parceria entre Salvador Dali e Walt Disney, estabelecida em 1946 mas só concretizada numa obra mais de meio século depois, quando ambos já estavam mortos.
Já está há alguns anos na rede, é louquíssimo e muito interessante - se você olhar 20 vezes ainda vai descobrir novos detalhes.

 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nosso lixo já está em todo o planeta

Até agora acreditava-se que os mares do Sul - incluindo aí os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e Antártico - ainda estivessem livres  da poluição.
Ledo engano: o barco de pesquisas francês Tara completou 110 mil quilômetros de viagem por esses mares e constatou que eles têm 50 mil fragmentos de plástico por quilômetro quadrado, número comparável à média do restante dos mares do mundo.

Plásticos e sujeiras nos oceanos: até nos mares do Sul

A  viagem nem era para isso, seu objetivo era investigar a biodiversidade e os ecossistemas marinhos com as atuais mudanças climáticas, mas o lixo acabou se impondo.
O triste e interessante é que os mares do Sul são meio separados dos demais, suas águas não costumam se misturar com as águas mais ao Norte. E por este motivo se acreditava que eles ainda estariam limpinhos.
Agora é oficial: nosso lixo está em todos os lugares.


Uma outra Mona Lisa?

A Fundação Mona Lisa, sediada na Suíça, está revelando o que eles anunciam como uma outra Mona Lisa, que teria sido pintada 10 anos antes da obra conhecida pelo mesmo autor, Leonardo da Vinci.
É esta aqui:

152842245

Já está dando um enorme falatório, com perito dizendo que é legítimo, perito dizendo que é falso, essas coisas.
Vai demorar um bom tempo até que se saiba a verdade, mas uma coisa já é certa: a jovenzinha da pintura acima é bem parecida com a a sua irmã mais velha, abaixo:

Ahhh... Ar puro enlatado


O governo chinês não parece se preocupar muito com a qualidade do ar no país, possivelmente a pior do mundo.
Mas até no ar poluído pode haver um nicho de mercado.
É o que pensa o bilionário chinês Chen Guangbiao, que lançou um produto pouco usual: ar puro enlatado.



Ele enlata ar de regiões limpas como a Província Jiangxi, a Montanha Jinggang e até mesmo da ilha de Taiwan. As instruções aos consumidores são simples: "Abra a lata e inspire profundamente seu conteúdo." Só não descobri o preço.

A melhor coisa dos últimos tempos

Começou a funcionar hoje (27/9/2012), em São Francisco, na Califórnia, uma coisa que eu achei perfeita para combater e diminuir o caos do trânsito urbano.
São scooters (nome moderno para essas coisinhas que parecem Lambrettas e Vespas) elétricas para aluguel.



Elas têm uma bateria para 50 quilômetros, não poluem nada. E todo o projeto é de alta tecnologia. As lambretinhas estão espalhadas em vários pontos da cidade e você faz a reserva de uma usando um aplicativo no smartphone. Chega lá, encaixa o celular numa doca especial e a motinho liga enquanto o telefone se transforma no painel, inclusive com mapas.



Depois é só devolver em qualquer ponto de aluguel. Custa cerca de dez pilas por hora ou 20 pilas no período entre as 10 da noite e as 8 da manhã.
O projeto é piloto por enquanto e só vai atender neste momento clientes previamente selecionados, até porque eles ainda não têm muitas scooters elétricas. Mas a ideia é crescer e chegar a muitas cidades no mundo.
Aqui no trânsito esculhambado de nossas grandes cidades seria uma maravilha.

Horror na Igreja Católica alemã

Os católicos da Alemanha não poderão mais receber os sacramentos e nem ter um enterro cristão se não pagarem uma taxa extra de 8%,além de seu dízimo anual, que já é descontado direto no imposto de renda, em virtude uma lei do século 19, compensatória pela nacionalização de propriedades da Igreja. Protestantes e judeus pagam a mesma taxa.
A decisão é da CNBB deles lá, em represália à rebelião de Hartmutt Zapp, um professor universitário que anunciou que não iria pagar mais seu dízimo e queria continuar frequentando a igreja e recebendo sacramentos.

Igreja católica na Alemanha: vazia mesmo antes da nova taxa
Todo cidadão que se declara católico marcha com a taxa básica, e a nova seria para "melhorar os serviços prestados e fazer coisas boas." Funciona assim: se um cidadão paga 10.000 euros de IR, o governo repassa 9% (900 euros) para a Igreja. A nova taxa entra por fora, e assim o IR nesse caso passa a ser de 10.800 euros.
Cerca de 30% dos alemães são católicos, e com a taxa embutida no imposto de renda a Igreja alemã fatura 4 bilhões de euros por ano.
A nova taxa parece mais uma das frequentes tentativas de suicídio da Igreja Católica. Cada vez menos desses católicos frequentam as igrejas, no ano passado foram só 281 mil em virtude das denúncias de abusos sexuais cometidos por sacerdotes.
O decreto dos bispos diz que deixa de ser católico quem não pagar as taxas. E há, inclusive, a possibilidade de excomunhão.
O decreto dos bispos, endossado pelo Vaticano, foi bastante enfático em seu anúncio: "Deixamos claro que ninguém pode deixar parcialmente a Igreja Católica."
É o famoso "paga e não bufa". Os inadimplentes também não poderão trabalhar em organizações católicas como hospitais e nem ser padrinhos de crisma, casamento ou batismo.
Nunca vi coisa mais horrível.
Que momento para as igrejas evangélicas invadirem a Alemanha, não?

Um palavra (15)

Bolina



1. Mar. Ant. Cada um dos cabos que puxavam para vante a testa de barlavento das velas de papafigo, gávea e joanete, a fim de que o vento fosse mais bem aproveitado na navegação à bolina e não incidisse por ante-a-vante da vela.
2. Bras. chulo. Bolinagem

Grande ideia: a sala da raiva

Surgiu um negócio novo em Dallas: a Sala da Raiva, um espaço onde você pode descarregar toda sua raiva, angústia e frustração destruindo um monte de coisas.

anger

O conceito é: não é saudável guardar toda esta escuridão dentro de você, libere tudo com muita porrada.
A Sala da Raiva é um ambiente controlado. Você recebe equipamento de segurança, escolhe a arma que quiser - bastão de baseball, taco de golfe, essas coisas - e sai a destruir um monte de coisas inanimadas que ficam lá a mercê de sua raiva: computadores, manequins, material de escritório, monitores, móveis, tem de tudo.
Completamente autorizado a liberar o que há de ruim dentro de você agindo como um psicopata e quebrando tudo.
Paga por isso,é claro, mas sai de lá novinho e risonho.
Acho que aqui este negócio daria muito certo.

Você é um Alien!

Pode parar de procurar por Aliens no espaço.
Um estudo conjunto da Universidade de Princeton, Universidade do Arizona e Centro de Astrobiologia, da Espanha, propõe a tese de que a vida na Terra começou com fragmentos semelhantes a asteroides que atingiram nosso planeta nos primeiros dias do sistema solar.

Olha a vida chegando à Terra...

A pesquisa oferece fortes evidências do que chamam de lithopanspermia, a difusão de formas básicas de vida pelo Universo através de fragmentos intercambiados em alta velocidade e presos pelas gravidades dos planetas. No nosso sistema solar, estas trocas teriam acontecido 100 trilhões de vezes.

Quem deve estar adorando isso é o Ridley Scott, já que seu último filme, Prometheus, defende a tese de que a vida humana foi implantada aqui por Aliens;

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Quer 65 milhões de dólares? Case com uma lésbica

Se você é homem, eis aí a chance de sua vida: o magnata de Hong Kong Cecil Chao está oferecendo 65 milhões de dólares para qualquer cara que casar com sua filha Gigi.

Gigi e Cecil: case com ela e ganhe uma grana enorme do sogrão
Acontece que Gigi declarou na semana passada que é lésbica e está casada com uma mulher.
Cecil acha isso ruim e quer reverter a situação. Ele faz boa publicidade da filha:  "Gigi é uma mulher muito boa, com talento e boa aparência. Ela é devotada aos pais, é generosa e faz trabalho voluntário."
Ele diz ainda que não importa se o pretendente for um pé rapado. Candidate-se logo e conquiste a Gigi antes que o Cecil descubra um método mais barato de reverter a situação: ele pode levar a filha a estas dezenas de pastores que aqui, nos Estados Unidos e em outros países prometem curar o homossexualismo.


Grandes frases na ONU

A ONU está em Assembléia Geral e a Dilma fez ontem (25/9/2012) um discurso bem legal lá.
Em sua história, essa Assembléia já ouviu algumas frases impressionantes, como estas:

 Fidel Castro, em 1960: "Se Kennedy não fosse um milionário, iletrado e ignorante, então ele obviamente entenderia que você não pode fazer uma revolução contra os camponeses."

  Nikita Kruschev, em 1960: "Senhor presidente, chame aquele lacaio do imperialismo à ordem." Ele se referia a um delegado das Filipinas que atacava o comunismo, e Kruschev reforçou sua frase retirando o sapato e batendo com ele na mesa.

  Yasser Arafat, em 1974: "Uma velha ordem mundial está desmoronando diante de nossos olhos, enquanto o imperialismo, o colonialismo, o neocolonialismo e o racismo, cuja forma principal é o sionismo, vão inevitavelmente perecer."

 Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, em 1987: "Antes de consultar os cabeças quentes que apresentam várias opções militares como a invasão, lembre-se, presidente Reagan, que o Rambo só existe em filmes."

 Hugo Chaves, em 2006, um dia após George W. Bush participar da Assembléia: "O demônio esteve aqui ontem e ainda sinto o cheio de enxofre."

  Muammar Kadhaffi, em 2009: "Não deveria ser chamado de Conselho de Segurança, deveria ser chamado de Conselho de Terror."