O que acontece com o perfil do Facebook de uma pessoa que falece?
Ele fica lá por tempo indeterminado, possivelmente enquanto o Face existir.
Mas não é só isso: na maior parte dos casos, esses perfis transformam-se em grandes memoriais, onde os amigos do falecido prestam a ele suas últimas homenagens.
É uma novo tipo de memorial, e está rapidamente se transformando no maior de todos. 30 milhões de usuários do Facebook já morreram, 3 milhões apenas neste ano. Considerando que o site de relacionamentos tem 1 bilhão de usuários, a taxa de mortalidade média está em 0,3% ao ano.
Mas memoriais através da internet não são exatamente coisa nova. Na Inglaterra existe desde 1995 o site virtualmemorialgarden, onde qualquer um pode postar sua homenagem a um ente querido, que fica lá arquivada em ordem alfabética.
Mas o Facebook é muito maior e levou o fenômeno a um outro patamar. E gerou até aproveitadores mórbidos, como o site MyDeathSpace, que coleta e reúne páginas de usuários do Face falecidos. Tem mais de 17 mil.
Existem regras claras no Facebook sobre como o parente mais próximo pode herdar ou deletar o perfil de um morto. Mas deletar contas no Face é sempre muito difícil e complicado, razão pela qual a opção pelos memoriais tem sido a mais usada.
"Olhar no Facebook o perfil de uma pessoa que não foi alterado pelos parentes é como ver um instantâneo da vida daquela pessoas momentos antes dela morrer", diz Michael Anderson, o fundador do Mydeathspace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário