quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quer touch screen no seu computador?


O negócio agora é touch screen.
No seu tablet ou no seu celular, é só tocar a tela, bater o dedo ou deslizá-lo que as coisas acontecem.
Fácil, intuitivo, prático, eficaz.
Mas quando é que um computador de verdade, laptop ou de mesa, vai ter essa molezinha substituindo mouse e teclado?
Embora a Microsoft aposte nisso com seu Windows 8, talvez isso nunca aconteça.
Dificuldades tecnológicas? Nada disso, a questão é o relacionamento entre o ser humano e a máquina.
Há muita diferença entre usar um tablet ou  um telefone e usar um computador.
A primeira é o ângulo. Você usa o celular praticamente na horizontal, é fácil usar os dedos na tela nesse ângulo. Mas agora que você está em frente ao computador, experimente touch screen com a tela mais ou menos na vertical. Difícil, não é? Pouco prático, não é? O mouse é infinitamente melhor.
A segunda é a distância. O celular está próximo de você. A tela do computador nem tanto. Usá-la com touch screen causaria milhões de tendinites... Experimente fazer movimentos com a precisão que o mouse lhe dá usando o dedo numa tela a mais de meio metro de distância: não funciona.
A terceira é o tempo de uso: você fica muito mais tempo em frente ao computador do que brincando no celular. E para longos períodos, mouse e teclado são menos cansativos. Mais: para trabalhar, teclados virtuais são muito piores que os físicos usados nos computadores.
Sem falar em detalhes de menor importância. Se a tela do celular fica gordurosa pelo uso, é só esfregá-la no jeans. Mas vá fazer isso com um monitor de 32 polegadas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário