terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Maldades salariais com as mulheres

Um estudo da OCDE - Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento - mostra que em apenas quatro países, todos eles ricos, as mulheres ganham mais que os homens. O relatório foi esmiuçado e enriquecido com gráficos por Derek Thompson, da The Atlantic.
Estes países são a Irlanda, Austrália, Luxemburgo e Holanda, e na Irlanda a diferença chega a ser muito grande: mulheres recebem salários 17% maiores que os dos homens.
Mas tem um detalhe importantíssimo e uma grande maldade: isso só se aplica às mulheres sem filhos. Em todos os países mulheres com filhos têm salários inferiores aos dos homens.

Veja no gráfico a situação salarial das mulheres sem filhos em relação aos homens (que estão na linha do zero) em oito países ricos. Repare a brutal diferença no Japão.

Screen Shot 2012-12-17 at 9.49.10 AM.png

Agora uma nova barra, vermelha, mostrando os salários das mulheres com filhos nos mesmo países. A queda é sempre muito grande e na Coréia é terrível.

Screen Shot 2012-12-17 at 3.18.02 PM.png

O último gráfico mostra o custo dos filhos, a diferença salarial entre mulheres que os têm e as que não têm.
É muito grande. Na Holanda a diferença é menor por outra maldade: lá as mulheres trabalham quase duas horas a mais que os homens por dia.

Screen Shot 2012-12-17 at 9.56.24 AM.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário