sábado, 7 de setembro de 2013

De onde veio o sarin?

Com os Estados Unidos prontos para bombardear a Síria e matar sírios para ensinar que não se deve matar sírios, o gás sarin é um dos assuntos do momento.
De onde ele veio?
Em 1936 um cientista alemão chamado Gerhard Schrader, da Bayern, trabalhava buscando um novo inseticida, seu foco era destruir o sistema nervoso dos insetos. Ele havia sintetizado um composto chamado tabun quando uma gota caiu no chão. Ele e seu assistente ficaram muito tontos e durante três semanas ficaram com dificuldades para respirar e de visão.
Pronto, estava descoberto o primeiro gás que ataca o sistema nervoso central de seres humanos.
Os nazistas imediatamente pediram que ele mudasse seu foco de matar insetos para matar gente, e passaram a tarefa também para o laboratório IG Faber, que fez o gás Zyklon B, usado nas câmaras de gás contra os judeus.
O tabun foi aperfeiçoado e virou o sarin, o mais potente e devastador gás letal da atualidade.



Schrader seguia ordens de Otto Ambros, chefe de armas químicas de Hitler.
Ao final da segunda guerra mundial os nazistas tinham 12 mil toneladas de gás letal. Elas nunca foram usadas, aparentemente porque Ambros convenceu Hitler de que os aliados tinham coisa parecida e a mortandade seria absoluta.
Os russos acharam os estoques alemães de gás e resolver a questão de forma simples: jogaram tudo num rio.
Mas aí todos os aliados queriam saber como fazer gás letal, especialmente o sarin. Os britânicos recrutaram Schrader, mas ao final de 1947 ele voltou para a Alemanha dizendo que não gostava de trabalhar com isso e queria voltar a cuidar das plantas e protegê-las dos insetos, sua vocação.
Ambros foi condenado em Nuremberg a oito anos de prisão. Cumpriu apenas três, foi libertado e imediatamente recrutado pelos norte-americanos, como consultor do programa de gás do exército norte-americano.
Os americanos chegaram a ter uma quantidade absurda da sarin, que poderia ser usado através de bombas como esta, que tem várias cápsulas cada uma com meio quilo do gás:

Nenhum comentário:

Postar um comentário