quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Finalmente, as causas da tragédia de Sheffield

Atualização: começam a surgir mais detalhes, a história do acobertamento e das falhas é absolutamente horrível. Grande demais para um post, sugiro visitas ao The Guardian

No dia 15 de abril de 1989, no estádio Hillsborough, em Sheffield, Inglaterra, 96 torcedores morreram sufocados durante um jogo entre Notthingam Forest e Liverpool.
Foi a maior tragédia da história do esporte britânico e sempre foi divulgado que os torcedores do Liverpool tinham armado uma arruaça que resultou em 800 pisoteados e 96 mortos.

A tragédia de Hillsborough
Ontem, finalmente, foram divulgados documentos revelando que a polícia empurrou à força para dentro de uma espécie de jaula, que já estava lotada por torcedores de pé, mais duas mil pessoas. Aí o esmagamento coletivo se tornou inevitável.
O primeiro ministro David Cameron pediu desculpas à Nação e aos familiares dos mortos pelo erro duplo: a ação policial que causou tudo e os mais de 20 anos de tentativas de acobertamento do que realmente aconteceu.
David Cameron falou diretamente aos familiares:
"O Estado falhou em proteger seus entes queridos e na indefensável demora para a revelação da verdade, com injustiça e  denegrindo a imagem dos mortos, que de alguma forma foram considerados culpados por suas próprias mortes."
O futebol inglês mudou após esta tragédia, com a proibição de lugares para espectadores em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário