1. Ela nasceu rica em Skopie, na Macedônia, em 1910. Seu nome era Agnes Bojaxhiu, de uma família conhecida por sua generosidade.
2. Teve boa educação, era uma jovem culta que escrevia poesia e tocava bandolim.
A jovem Agnes... |
... e a madre Teresa |
3. Demorou muito para ela se voltar à religião. Emigrou para a Índia aos 18 anos e trabalhou outros 17 anos como enfermeira até começar a ter, como diz a história, visões e conversas com Jesus. Estas conversas, contou seu confessor da época, "eram frequentes, profundas e violentas."
4. Ela mudou a visão contemporânea que se tem dos pobres e introduziu uma nova categoria - os mais pobres dentre os pobres.
5. O mega pastor Rick Warren diz que ela era uma marqueteira de primeira grandeza, porque conseguiu se tornar conhecida por bilhões de pessoas. Apenas 40 anos após o início de seu trabalho na Índia sua Ordem estava presente em mais de cem países. E madre Teresa dizia que "se houver pobres na Lua nós iremos lá."
6. Ela teve um longa "noite da alma". Durante 37 anos - Praticamente todo o tempo de seu trabalho com os pobres, Jesus, antes tão presente para ela, simplesmente desapareceu. "O silêncio e o vazio são tão grandes", ela escreveu.
Essas informações são de David Van Biema, autor do livro "Mother Teresa: The Life and Works of a Modern Saint", uma biografia ilustrada de Agnes Bojaxhiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário