segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tutu: Bush e Blair são criminosos de guerra

Num artigo publicado na edição de ontem do jornal inglês The Guardian, o arcebispo anglicano e Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu não economizou palavras e foi direto ao ponto:
"A imoralidade da decisão dos Estados Unidos e Inglaterra de invadir o Iraque em 2003, baseada na premissa mentirosa de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, desestabilizou o planeta mais do que qualquer outro conflito na história."
E mais:
"Num mundo consistente, os responsáveis por este sofrimento e perda de vidas deveriam seguir o mesmo caminho de alguns de seus pares africanos e asiáticos que tiveram que responder por suas ações em Haia.


Tutu, que é sul-africano, lembrou que Bush e Blair foram responsáveis pela morte de 110 mil iraquianos, bem como 4.500 soldados das forças aliadas. Outros 32.000 soldados foram feridos.
Ele quer a Corte Internacional de Haia para os ex-dirigentes dos Estados Unidos e Grã Bretanha.
Mas, infelizmente, não vai conseguir: O Tribunal de Haia dedica-se exclusivamente a genocídios, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Agressão, por mais maldosa, sem sentido e mentirosa como a do Iraque, não cai na jurisdição de Haia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário