Cavernas são as mais antigas moradias dos humanos.
E passar de simples cavernas para casas escavadas em montanhas foi um passo natural: elas são fáceis de serem defendidas contra ataques, nunca ficam quentes demais ou frias demais.
Elas existem em muitos lugares e foram utilizadas por numerosos povos antigos. E são impressionantes.
Veja algumas:
Uçhisar, na Capadócia, Turquia. Uma cidade inteira e complexa, escavada há 4000 anos.
Gilla Cliff, no Novo México, Estados Unidos. 46 quatros muito bem organizados habitados no século 13 por um povo agora chamado de mongollons. Tinham uma estrutura complexa de vida, com caça, agricultura e trabalho em madeira. Corpos mumificados foram encontrados lá.
Mesa Verde, Colorado, Estados Unidos. Entre 1190 e 1300, os pueblans construíram aí enormes estruturas, incluindo um palácio de 200 cômodos. Moravam nas cavernas e plantavam na terra acima deles.
Guyaju, Yangkin, China. Nada se sabe sobre o povo que construiu estas habitações há mais de mil anos. São mais de 370 cômodos, com circulação de ar forçada e artefatos para coletar água da chuva.
O mais incrível: tinham cavalariças.
Kandovan, Irã. Têm 700 anos e ainda são habitadas. Atração turística servida por um hotel 5 estrelas.
Sassi de Matera, Itália. Construídas numa ravina abaixo da atual cidade de Matera, foram habitadas desde o paleolítico e modernizadas nas idades do bronze e do ferro. Hoje, algumas abrigam restaurantes e hotéis ou mesmo casas confortáveis.
Muito bom, Franz. Voltemos às cavernas, então...
ResponderExcluirObrigado pela visita, Horst.
ResponderExcluir