quarta-feira, 17 de julho de 2013

Coisas da realeza...

Do livro de memórias de Lithon Strachey, de 1921, contando uma das conversas que a jovem rainha Vitória tinha com membros da corte, um procedimento mantido sempre após o jantar.
O ano era 1838 e a rainha teve uma conversa com um certo Mr. Greville:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Victoriatothrone.jpg

" 'O senhor cavalgou hoje, Mr. Greville?', perguntou a rainha. 'Não, madame, não cavalguei', respondeu Mr. Greville. 'Foi um dia bonito', continuou a rainha. 'Sim, madame, um dia muito bonito', disse Mr. Greville. 'Mas estava um pouco frio, entretanto', disse a rainha. 'Sim, estava frio, madame', respondeu Mr. Greville. 'Acho que sua irmã, Lady Frances Egerton, cavalga, não é mesmo?', perguntou a rainha. 'Ela cavalga de vez em quando, madame', disse Mr. Greville.
Houve uma pausa, após a qual Mr. Greville se aventurou a tomar a iniciativa, embora sem mudar de assunto: 'Vossa Majestade cavalgou hoje?', ele perguntou. 'Oh, sim, uma longa cavalgada', respondeu a rainha sem animação. 'A senhora teve um bom cavalo?', insistiu Mr. Greville. 'Oh, um cavalo muito bom', disse a rainha.
Estava terminado. Sua Majestade deu um sorriso e uma leve inclinação de cabeça, Mr. Greville fez uma profunda reverência. E começou a conversa com o próximo cavalheiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário