Mas muito antes, nos anos 40 e 50 do século passado, o título era da norte-americana Los Angeles.
Chamada de smog, a névoa que frequentemente cobria a cidade também era danosa e resultado de queimas produzidas por indústrias e veículos.
Veja aí uma foto da cidade em 1948:

Em 1954 um especialista em oportunidades comerciais vendia balões cheios de ar puro do deserto:

No ano passado um bilionário chinês reaproveitou a mesma ideia e passou a vender ar puro enlatado para os moradores de Beijing.
Mas em 1957 o ator Carleton Young inverteu o conceito e transformou o limão em limonada, vendendo para turistas latas contendo o puro e genuíno smog de Los Angeles.
Eis aí um funcionário na sua tarefa de encher as latas com ar poluído:

E as latas eram uma verdadeira obra de arte:

"Genuíno smog de Los Angeles. Este é o smog usado pelas famosas estrelas de Hollywood. Contém hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, dióxido sulfúrico, óxidos orgânicos, aldeídos e formaldeídos. Feito em Los Angeles por anjos. Para assegurar o frescor e a pureza mantenha e embalagem firmemente fechada. Cuidado com imitações! Não aceite outro produto que não o puro Los Angeles smog."
Nenhum comentário:
Postar um comentário