domingo, 16 de setembro de 2012

Angola e Portugal: o mundo dá voltas...

A coisa não vai bem em Portugal. A pior recessão desde os anos 70, taxa de desemprego de 15%, crescimento negativo do PIB de 3% previsto para este ano.
Consequência: muitos portugueses estão migrando para Angola, sua ex-colônia, muito explorada e muito desprezada.
Por que? Ora, Angola está florescendo, enriquecendo com petróleo. E os portugueses acham que lá podem ganhar uma grana que não existe na terrinha. "Eles têm dinheiro e nós não", explica sinteticamente José Luis de Souza, 47, que há quatro anos foi para Angola e é sócio num gráfica.

Luanda: florescendo e atraindo portugueses

Verdade: a elite angolana está aproveitando a maré baixa e comprando imóveis e empresas em Lisboa e locais sofisticados da ex-matriz. Os indicadores angolanos são invejáveis: crescimento médio de 15% ao ano entre 2002 e 2008 e agora em 2012, quando todo mundo pensa apenas em não encolher seu PIB, Angola vai crescer entre 8 e 10%.
Os portugueses querem uma lasquinha deste dinheiro todo: eles eram 21 mil em Angola em 2003, agora são mais de 100 mil. Mas não são só eles: chineses e brasileiros também têm sido atraídos a Angola, uma nação ainda com uma enorme desigualdade e uma economia pouco nacionalizada. Empresas portuguesas e chineses são 56% do total do país.
E o mundo segue rodando.

Um comentário: