quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Baden-Powell e a masturbação

Continuo meio indignado com o escotismo (veja o post escoteiros-homofobicos) e por isso resolvi cometer a maldade de publicar isto que se segue.

Em 1908, quando escrevia a primeira edição de seu manual Escotismo para Meninos, o fundador do movimento, Robert Baden-Powell, planejava incluir uma seção sobre masturbação. Eis o texto:



"Vocês todos sabem como é sentir às vezes prazer nas suas partes, e aí vem uma tendência de trabalhar nelas com as mãos. Isso é especialmente provável de acontecer quando você vê uma foto suja ou ouve piadas sujas. Bem, muitos rapazes, por falta de informação, agradam a si mesmos desta maneira até que se torna uma espécie de hábito do qual não conseguem mais se livrar.
O resultado deste autoabuso é sempre - prestem atenção, sempre - que o rapaz após um tempo fica fraco, nervoso e tímido, tem dores de cabeça e provavelmente palpitações no coração, e se ele ainda assim continua mais tempo seguidamente perde a cabeça e se torna um idiota. Um grande número dos lunáticos nos nossos asilos se tornaram doentes por se entregarem a este vício, e isto que um dia eles foram rapazes sensíveis e alegres como vocês."


Baden Powell consultou sua mãe sobre esta seção, e ela só não foi publicada por causa de forte resistência do editor do livro.
É claro que se deve dar desconto por causa do espírito e do conhecimento da época, mas é uma tristeza.


5 comentários:

  1. Nunca gostei do movimento de escotismo! Aliás, não gosto de nada que faça apologia de separação de gêneros, etnias, religiões etc.

    ResponderExcluir
  2. Dica amiga de português: pelas novas regras ortográficas, "autoabuso" é junto, sem hifen, nem nada.

    ResponderExcluir
  3. Ok, vou corrigir. Obrigado. A nova ortografia é minha inimiga.

    ResponderExcluir
  4. E eu pensando que o Baden-Powell só tocasse violão!

    ResponderExcluir