segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os paraísos fiscais mais paradisíacos

Paraíso fiscal tem de tudo quanto é tipo. Uns dão molezinha para as pessoas físicas, outras para as jurídicas. Bons mesmo são os que não taxam coisa nenhuma. Veja os melhores paraísos fiscais para pessoas físicas, mas acredito que você não vá querer morar na maioria deles:

1. Emirados Árabes Unidos


Dubai, como Abu Dhabi, fica nos Emirados
Não tem imposto sobre renda nem taxas sobre ganhos de capital. Trabalhadores pagam apenas cinco por cento para a previdência e o país, com uma renda per capita  de quase 50 mil dólares, vive dos impostos pagos pelas petroleiras que compram seu óleo. Uma democracia, para tornar tudo perfeito? Nem pensar.



2. Qatar


Doha, no Qatar

A partir deste ano o Qatar é poficialmente a nação mais rica do mundo, com renda per capita de 88 mil dólares. Não tem imposto para nada. Os trabalhadores contribuem com 5% para a previdência, os empregadores pagam 10%. O regime pode ainda ser definido como feudal, mas com riqueza.


3. Oman


Oman: crescendo, mas com problemas

É um sultanato, o que já diz muita coisa. Paga-se 6,5% para a previdência e um imposto de transmissão de 3% na compra de um imóvel.
Cultura feudalística e bastante insatisfação: muitos empregos para estrangeiros, os locais amargam taxa de desemprego de 24%.


4. Kuwait
Kuwait City: longe de ser uma democracia
Única taxa é a contribuição de 7,5% para a previdência. Mas apenas 8% da população trabalha para o setor privado e, forçado por protestos, o governo, que é muito repressivo, deu recentemente um aumento de 25% para seus funcionários. O FMI acha que este modelo não vai se sustentar e sugere que o país adote algum tipo de imposto sobre consumo.

5. Ilhas Cayman
Cayman: lugar lindíssimo e paraíso fiscal completo

Finalmente um lugar onde dá para morar. Nenhum tipo de imposto, nem mesmo contribuição previdenciária - as empresas é que devem providenciar planos de previdência para seus funcionários. É o paraíso fiscal completo, mas caríssimo de viver. Por exemplo: o valor médio de uma casa é de R$ 1,5 milhão.

6. Bahrain
Bahrain: lugarzinho bem pequeno
Muito parecido com o sistema das demais nações árabes petroleiras. Uma pequena ilha com menos de 1 milhão de habitantes.

7. Bermudas
Bermudas: lugar para viver e passar o tempo todo rindo
O lugar mais interessante da lista. Nenhum imposto sobre renda, contribuição de 30 dólares por semana para a previdência, uma taxinha aqui e outra acolá. País maravilhoso que faz jus a seu nome: todo mundo - inclusive funcionários públicos - usa bermudas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário