segunda-feira, 24 de setembro de 2012

De herói a vilão


Hamilton Nolan, da Gawker, conta a história de Matt Bisonette, um dos membros das tropas especiais da Marinha norte-americana que matou Bin Laden.
Os nome dos integrantes desta equipe especial nunca foram divulgados, mas Bisonette escreveu um livro, chamado No Easy Day, com a sua versão da história. Ele usou um pseudônimo (Mark Owen) mas sua real identidade foi logo descoberta.
Pra que... Embora o livro seja um sucesso e Matt tenha sido entrevistado até no famoso programa 60 Minutes, seu status passou de herói nacional a completo vilão.
O crime: contar uma versão diferente da oficial sobre o que aconteceu na casa onde Bin Laden foi assassinado.
Inicialmente o governo norte-americano disse que Bin Laden havia reagido a tiros a por isso assassinado; depois uma segunda versão oficial modificou tudo - ele estava desarmado mas uma das esposas de Bin Laden teria atacado os soldados e aí começou o tiroteio. O que Bisonette conta: Bin Laden espiou pela porta do quarto e foi baleado na cabeça. Aí ele e dois companheiros descarregaram várias rajadas em seu corpo, "até que ele estivesse imóvel".
Qual a diferença? Foi assassinato puro e simples em qualquer versão.
Mas Bisonette agora está sendo considerado um traidor por "vazar segredos". Ora, segredos são vazados todos os dias. Intencionalmente até, se parece ser útil à causa. Os governos promovem vazamentos a torto e a direito.


O livro e Matt Bisonette

Bisonette é acusado de "ser um herói do ódio" e de "não apoiar as tropas."
Tudo uma enorme farsa. Como Nolan conta no final de seu artigo:
- Às vezes você pode ter a glória ou a verdade, mas não ambas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário