sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mais maravilhas junto ao exército de terracota

Arqueologistas chineses anunciaram a descoberta de um enorme palácio nas proximidades da tumba do imperador Qin Shi Huang, do século 2 antes de Cristo, lar do famoso e maravilhoso exército de terracota.
O complexo do mausoléu tem nada menos que 56 quilômetros quadrados e está sendo pesquisado desde 1974. O palácio agora descoberto é também gigantesco: tem 690 metros de comprimento e 250 de largura, com um edifício maior ao centro e 18 casas ao seu redor. Ele é menor apenas que a Cidade Proibida, em Pequim.
Tudo isso fica nas proximidades de Xi'an, uma antiga capital na China Central. Os arqueologistas dizem que o palácio que está sendo desenterrado tem bom estado de conservação: acharam paredes inteiras de tijolos e ruas pavimentadas, além de muitos utensílios.
O exército de terracota: 4 mil ainda precisam ser desenterrados
Também continuam trabalhando para desenterrar os soldados de terracota. Eles devem ser seis mil no total, dos quais 2.000 já estão livres de 20 séculos de detritos acumulados. 110 foram desenterrados neste ano.
A tumba em si continua intacta e inviolada: ela tem 120 metros de altura, com paredes sólidas de pedra, cercada por rios de mercúrio e armadilhas. Os arqueólogos não a tocam por receio de danificá-la.
Todo o complexo do mausoléu do imperador foi construído em 40 anos por 700 mil trabalhadores, e ficou pronto dois anos antes de sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário