quinta-feira, 11 de abril de 2013

Berlim: o aeroporto fiasco

O novo aeroporto de Berlim, chamado de Willy Brandt, deveria estar pronto e operando no final de 2011.
Não ficou pronto.
Aí marcaram nova data, mais uma e a última - outubro deste ano de 2013 - não será cumprida. Para não errar mais uma vez, as autoridades simplesmente não marcaram nova data para a inauguração.
A imprensa alemã denuncia literalmente milhares de problemas de projeto e execução.
Uma delas é surpreendente: boa parte da obra está pronta, inclusive todo o complexo sistema elétrico. As luzes estão ligadas em todo o aeroporto, até nas enormes áreas de estacionamento, e ninguém tem ideia de como desligá-las. Deverão permanecer sempre ligadas, num monstruoso desperdício de energia. O sistema computadorizado parece ser sofisticado demais para quem um reles humano o reprograme...

The entrance of the new Berlin Brandenburg International Airport is seen at dusk on Jan. 8, 2013, in Schoenefeld, Germany. Airport governing board members announced recently that the opening of the airport will be postponed for a fifth time. Though no new date has been given the airport will not open before 2014.

This picture taken on Jan. 10, 2013, shows the new Berlin Brandenburg International Airport at dawn.
O novo e inacabado aeroporto de Berlim: permanentemente iluminado por milhares de lâmpadas
A linha de trem exclusiva do aeroporto também está pronta e todos os dias um comboio solitário e vazio passa por ela simplesmente para impedir que os trilhos enferrujem. Todas as árvores que foram plantadas estão sendo cortadas porque o fornecedor entregou uma espécie diferente da que foi encomendada. Escadas rolantes serão substituídas porque foram entregues muito curtas. Mutos azulejos já estão quebrados antes que qualquer passageiro passe pelo aeroporto.
E por aí vai... Quem disse que a engenharia alemã é infalível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário